O Parque Estadual dos Três Picos, localizado em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, inaugurou no último sábado (31) a trilha das Centenárias, no Vale da Revolta. Com mais de 924 quilômetros de extensão, o percurso destaca a riqueza da Mata Atlântica, oferecendo aos visitantes a oportunidade de observar espécies nativas de árvores gigantescas e longevas, como o jequitibá, o jacarandá e as figueiras.
Uma trilha para todos
Desenvolvida para receber visitantes de todas as idades, a trilha é considerada tranquila e ideal para iniciantes. A gestora do parque, Maria Alice Picoli, explica que o objetivo é promover a conexão com a natureza, exaltar a beleza das árvores centenárias e proporcionar um espaço para atividades como banhos em riachos, piqueniques e momentos de relaxamento.
— O local permite a prática de exercícios físicos para iniciantes e o contato com a natureza. O parque possui árvores enormes e uma biodiversidade incrível. Pelo caminho, podemos encontrar diversos locais para banho, fazer piqueniques, relaxar e viver momentos únicos em meio à natureza — destaca Maria Alice.
A trilha das Centenárias também interliga a entrada do parque com outras trilhas da região, facilitando o acesso e ampliando as possibilidades de exploração.
Sobre o Parque Estadual dos Três Picos
Criado em 2002 e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Parque Estadual dos Três Picos é a maior unidade de conservação de proteção integral do estado do Rio de Janeiro, com mais de 65 mil hectares.
A área abrange cinco municípios: Teresópolis, Nova Friburgo, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. O parque é lar de uma rica biodiversidade, incluindo grandes mamíferos e aves, além de espécies vegetais com mais de 100 anos de vida. Entre os animais encontrados estão arapongas, jaguatiricas, gaviões, corujas, furões e esquilos, enquanto a flora inclui espécies nativas como unutau e outras árvores gigantescas.
Um convite à conexão com a natureza
Com essa nova trilha, o Parque Estadual dos Três Picos reforça sua posição como um dos principais destinos para quem busca se reconectar com a natureza e explorar a riqueza da Mata Atlântica. A trilha das Centenárias não apenas exalta a beleza das árvores longevas, mas também oferece um espaço de lazer acessível para famílias, turistas e amantes de aventuras tranquilas.
Alô Diario do Rio, não tem revisão?? São + 900 mts, não Km…
As informações são do próprio parque
Meu Deus!
Isso é inadmissível, tomara q a onça ataque qm aceitar essa ideia…de gerico!
São 65 mil hectares abrange Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Guapimirim
É uma notícia maravilhosa! 65mil hectares de conservação e preservação do habitat de centenas de espécimes animais e vegetais. Posso garantir que jerico nada tem a ver com esta iniciativa. E que eu saiba não há onças para atacar humanos lá, mesmos os raivosos. Jaguatiricas são felinos pouco maior que um gato, embora selvagens não atacam, se escondem.
Meu Deus! mais essa! já não basta os bichinhos estarem saindo desse ambiente p ir atrás de comida, ainda vão colocar humanos perto deles, os destruidores de abitat natural dos bichos!
Trilha de 900 km quase chegando a Brasília, não seria 900 metros?!?
São 65mil hectares. Abrange Friburgo, Silva Jardim, Guapimirim e Teresópolis.
As onças estão por toda parte cuidado ao entrar em trilhas longas e afastadas dos centros urbanos
Tem certeza que a trilha tem 900km, não seria 900 metros