Parque Lage pode ser privatizado

Foto: Internet

Localizado no bairro do Jardim Botânico, o Parque Lage, hoje em dia, é administrado pelo município do Rio de Janeiro. No entanto, de acordo com fontes do Diário do Rio, o Parque deve ser concedido à iniciativa privada, nos moldes da concessão que se deu no Parque Nacional de Itatiaia, que fica entre os estados do Rio e de Minas Gerais, e será administrado pela empresa Hope Recursos Humanos nos próximos 25 anos.

O contrato de concessão do Parque Nacional de Itatiaia foi assinado em fevereiro deste ano, pelo ministro do meio ambiente Ricardo Salles. Atualmente, o Parque tem 28 mil hectares e é o mais antigo do Brasil, criado em junho 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas. A expectativa é de um investimento de R$ 17 milhões no Itatiaia.

O Parque Henrique Lage (ou simplesmente Parque Laje) fica aos pés do morro do Corcovado Possui uma área com mais de 52 hectares e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 14 de junho de 1957, como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.

<

O famoso Palacete presente no Parque abriga, desde 1966, o Instituto de Belas Artes que deu origem de maneira misteriosa em 1974 à Escola de Artes Visuais. Desde 2004, o Parque Lage é parte do Parque Nacional da Tijuca, sob a administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, estando o palácio sob tutela da dita escola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here