Parque Lage recebe grafite temporário sobre desastres ambientais

Obra de grafiteiros brasileiros e coreanos faz parte das iniciativas para promover o encontro do G20 no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A partir de outubro, o Parque Lage, no Rio de Janeiro, será palco de uma obra de arte que busca conscientizar o público sobre os impactos dos desastres ambientais. O grafite, intitulado “Sobreviver”, será produzido em uma parede temporária de 12m² pelos grafiteiros Mundano, do Brasil, e Leodav, da Coreia do Sul. A obra retratará uma floresta devastada pelo fogo, além de animais em extinção, tanto da fauna brasileira quanto da coreana.

A exposição do grafite estará aberta ao público até o dia 11 de novembro e faz parte das iniciativas para promover o encontro do G20, que este ano será realizado no Rio de Janeiro. O evento internacional reúne líderes de 19 países com o objetivo de discutir temas como economia, meio ambiente e sustentabilidade. O tema deste ano é “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”.

Parceria internacional para a arte

O projeto é uma iniciativa do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), com o apoio do Departamento de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e do Ministério do Meio Ambiente da Coreia. A parceria entre os dois grafiteiros reflete o caráter internacional do G20, reforçando a necessidade de cooperação global em questões ambientais.

Sobre os artistas

Leodav, pioneiro do grafite na Coreia do Sul, começou sua carreira nos anos 1990 e é reconhecido por seu trabalho inovador, que lhe rendeu prêmios como o K-Hiphop Awards e uma participação como grafiteiro na série “La Casa de Papel”, da Netflix. Seu nome artístico é uma abreviação de Leonardo da Vinci, simbolizando seu desejo de renascimento cultural através do grafite em seu país.

Mundano, natural de São Paulo, é um ativista reconhecido internacionalmente por seu trabalho em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos. Suas obras, que incluem intervenções em mais de 320 carroças de catadores de recicláveis, expressam sua luta através de um estilo chamado “paporreto”. O grafiteiro já participou de exposições internacionais e é vencedor de diversas premiações.

A obra promete ser um ponto de reflexão sobre a crise ambiental e uma homenagem à luta pela preservação da natureza em ambos os países.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parque Lage recebe grafite temporário sobre desastres ambientais
lapa dos mercadores 2024 Parque Lage recebe grafite temporário sobre desastres ambientais

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui