Entrada do Parque Natural Municipal de Marapendi, na Zona Oeste do Rio - Foto: Reprodução

Depois da Ilha da Gigóia, que você leu sobre aqui no DIÁRIO DO RIO na última sexta-feira (30/10), é a vez de falar de outra opção ligada à natureza existente na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Desta vez, trata-se do Parque Municipal de Marapendi, situado na extensão entre o Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

Inaugurado em julho de 1978 com o intuito de ser uma opção de proteção à biodiversidade, em especial às vegetações de restinga e manguezal, o parque tem como ”moradores” aves, como garças e tucanos, caranguejos, bichos-preguiça e até jacarés-de-papo-amarelo, espécie ameaçada de extinção.

Jacaré e garça convivendo amistosamente no Parque Marapendi – Foto: Reprodução

Em relação ao tamanho, o local, entre vegetação e trilhas, tem quase 10 mil quilômetros quadrados e é ótima opção para piqueniques ao ar livre, dispondo, inclusive, de playgrounds para a criançada.

Área de recreação para crianças no Parque Marapendi – Foto: Reprodução

Em junho do ano passado, vale ressaltar, o Parque Marapendi ganhou da Prefeitura do Rio uma torre de observação com mais de 13 metros de altura. Inédita no país, ela tem capacidade para receber até 10 pessoas por vez e foi inaugurada com o objetivo de garantir a observação da flora e da fauna local, além de servir como ponto de monitoramento ambiental, de vigilância e pesquisa da biodiversidade.

Torre de observação no Parque Marapendi – Foto: Divulgação

”Com a torre, o carioca pode ter mais uma bela visão do nosso tão privilegiado Rio de Janeiro. Potencializar o tão importante Programa Passarinhar Carioca também é um desejo nosso para que todos tenham acesso e conheçam essa maravilha que é a apreciação de aves, muitas vezes, espécies raras que estão dentro desse habitat natural e espetacular que é uma unidade de conservação”, disse, à época, o então secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz.

E não há como falar do local sem citar a Lagoa de Marapendi, constantemente utilizada para a prática de esportes a vela, como o windsurf, e para outros esportes náuticos, como remo e canoagem. Certamente, é uma das belezas naturais do parque, embora seja imprópria para banho e pesca devido à poluição.

Para quem deseja um ambiente tranquilo e totalmente interligado à natureza, seja para uma simples caminhada ou para passear com a família, o Parque Municipal de Marapendi, sem dúvidas, é uma das opções mais interessantes da Zona Oeste do Rio.

14 COMENTÁRIOS

  1. Lembro bem das ótimas festas juninas que eu e minha família íamos aí na Marapendi, passávamos o dia inteiro nos divertindo, com queima de fogos no final…

  2. O Brasileiro ele tem a mania de colocar obstáculos em tudo que vê pela frente, lá fora nem tudo são flores todos os países tem seus problemas.

  3. Já passei muitos dias maravilhosos nesse local, ia com minha família nos finais de semana para passar o dia. Andar de cavalo, jogar futebol, brincar no parquinho, nadar na lagoa e fazer aquele churrasco pra matar a fome. Era show de bola.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui