Parque Nacional da Tijuca fecha mais cedo para evitar aglomerações

Frequentadores da reserva ambiental vem descumprindo as medidas de segurança contra a Covid-19

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pessoas em cachoeira no Parque Nacional da Tijuca - Foto: Divulgação/ICMBio

O Parque Nacional da Tijuca começou a adotar, neste fim de semana, medidas mais rígidas de visitação no setor floresta, onde ficam os pontos turísticos a Cascatinha Taunay, o Pico da Tijuca e a Cachoeira das Almas. O desrespeito dos frequentadores aos protocolos sanitários de prevenção Covid-19 foi o principal motivo que levou a Unidade de Conservação Federal a adotar as mudanças. A alteração nos horários de funcionamento devem permanecer pelo menos até o fim do verão. 

Outro fator que contribuiu na decisão foi o aumento registrado no número de casos da doença na Capital Flumiense. Os dados do terceiro boletim epidemiológico da Prefeitura do Rio, divulgados ontem (22/01), indicam que todo o município do Rio de Janeiro está com risco alto para a Covid-19. 

O setor floresta ficou fechado de março a julho de 2020. Quando foi reaberto, passou a funcionar das 8h às 17h, mas a partir de amanhã, nos fins de semana e feriados, ficará aberto das 7h às 14h. A capacidade foi reduzida para 1.500 pessoas ao dia. 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que sanções podem ser ampliadas caso o descumprimento das medidas de segurança sigam sendo violados.

Advertisement

De acordo com o (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente, responsável pela administração do parque assim que o setor atingir a lotação máxima de 1,5 mil pessoas não será mais permitida a entrada de novos visitantes, e sem filas de espera. Esse número de visitantes representa 68% da média de visitantes nos meses de dezembro e de janeiro, somente aos finais de semana. A contagem dos visitantes começou em 2018. Nesse período, a média foi de 2.200 pessoas por dia.

O único acesso para entrada e saída do setor floresta será pelo portão do parque na Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista. 

Os outros setores do Parque Nacional da Tijuca continuam com o horário de funcionamento das 8h às 17h.

Até agora só o Corcovado e o Parque Lage, localizados dentro do parque, tinham cota máxima de visitação. No entanto, com o comportamento inadequado dos visitantes visto nos últimos fins de semana, foi necessário limitar o número de pessoas para evitar aglomerações. 

Segundo o ICMBio, os monitores e servidores do parque foram desacatados no fim da semana passada e no feriado de São Sebastião (20), ao lembrarem as regras estabelecidas no dia 9 de julho de 2020, quando a unidade foi reaberta parcialmente e com normas de visitação.

Entre as infrações estão o uso e o descarte irregular de máscaras, aglomerações em cachoeiras, grandes grupos com mais de 10 pessoas, falta de distanciamento social nos picos das trilhas, acessos a locais interditados. 

O desrespeito às medidas sanitárias já tinha levado o Parque da Pedra Branca a restrições mais severas. A visitação é de segunda a sexta, das 8h às 17h, não sendo permitida a entrada nos fins de semana e feriados. A proibição parcial entrou em vigor no dia 24 de agosto de 2020, quando a falta de colaboração de parte do público gerou aglomerações no topo da trilha e foram registrados grupos com mais de 10 visitantes. O esquema no Pedra Branca também deve continuar, pelo menos, até o fim do verão.

Importante destacar que a colaboração de cada pessoa é essencial para que as regiões e atrativos do parque ainda restritos voltem a ser liberados, contribuindo para a segurança de todos”, disse o ICMBio.

ebc Parque Nacional da Tijuca fecha mais cedo para evitar aglomerações
ebc Parque Nacional da Tijuca fecha mais cedo para evitar aglomerações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parque Nacional da Tijuca fecha mais cedo para evitar aglomerações
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui