Parque Nacional da Tijuca vai reabrir Mirante Dona Marta e Estrada do Redentor

A partir deste sábado, o Parque Nacional da Tijuca dá início a uma nova etapa de reabertura de mais alguns de seus pontos turísticos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro - Bico do Papagaio - Foto: Alexandre Macieira|Riotur

A partir deste sábado, 23/10, o Parque Nacional da Tijuca dá início a uma nova etapa de reabertura de mais alguns de seus pontos turísticos, que foram fechados em março deste ano por causa da pandemia de Covid-19. A Estrada do Redentor, que tem as conhecidas duchas de banho, volta a ter a circulação permitida neste sábado, dia 24/10, apenas para pedestres e ciclistas. Já o Mirante Dona Marta, um dos pontos turísticos mais frequentados do Parque, reabrirá na próxima segunda-feira, dia 26/10.

Neste sábado, dia 24/10, a circulação de pedestres e ciclistas que queiram fazer atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo, poderá ser feita novamente na Estrada do Redentor. Esta é a via que pertence ao Parque e está compreendida entre o acesso pelas ruas Boa Vista e Amado Nervo, no Alto da Boa Vista, e o Centro de Visitante Paineiras. A estrada estava totalmente bloqueada por determinação da Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro desde setembro de 2019 e passou por obras de recuperação e contenção das encostas.

Com o término das obras, a Defesa Civil emitiu o laudo de reabertura da via. O retorno de veículos motorizados, no entanto, continuará proibido pelo Parque, que mantém algumas restrições por causa da pandemia. Uma das medidas ainda necessárias, para evitar aglomerações, é dificultar o acesso de grupos grandes de pessoas por meio de veículos motorizados. Vale lembrar que desde 9 de julho de 2020 está permitida a entrada no Parque a pé ou de bicicleta. A exceção é para veículos de serviços essenciais, de serviço público, de pessoas com deficiência e das concessionárias que operam no Parque no transporte de turistas para o Cristo Redentor e exclusivamente pela Estrada das Paineiras (via que fica entre a Rua Almirante Alexandrino e o Centro de Visitante Paineiras).

Mirante Dona Marta vai reabrir apenas em dias úteis

A visitação ao Mirante Dona Marta estará permitida a partir desta segunda-feira, dia 26/10, somente em dias úteis, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, a visitação estará proibida e o mirante fechado. Com a reabertura, o público que quiser acessar o mirante usando veículo motorizado deverá fazê-lo a partir do acesso pela Estrada das Paineiras, pois esta é a única via do Parque com a circulação totalmente liberada, inclusive para veículos motorizados. Para chegar na Estrada das Paineiras, é preciso subir por Santa Teresa ou Cosme Velho, pela Rua Almirante Alexandrino.

Advertisement

No último dia 8 de outubro, o Parque reabriu mais locais para os visitantes, além dos que já vinham sendo liberados desde julho. Agora, no início de outubro, foram reabertas todas as cachoeiras – a exceção eram as duchas da Estrada do Redentor, mas que não estarão mais proibidas a partir deste sábado (24/10) – e alguns mirantes.

Agora, dos principais pontos turísticos fechados pelo Parque, estão o poço e o mirante da Cascatinha Taunay. Ambos são locais muito procurados pelo público e o Parque avalia que, neste momento, para evitar aglomerações, essas duas atrações devem seguir fechadas. As demais cachoeiras e mirantes estão reabertos.

Veja a lista abaixo somente de alguns dos principais pontos turísticos liberados para visitação:

  • Vista Chinesa
  • Mesa do Imperador
  • Pedra Bonita (apenas de segunda a sexta, exceto feriados)
  • Pedra da Gávea
  • Pico da Tijuca
  • Bico do Pico do Papagaio
  • Mirante Dona Marta (apenas de segunda a sexta, exceto feriados)
  • Mirante do Excelsior
  • Todas as cachoeiras e duchas, menos o poço da Cascatinha Taunay
  • Todas as trilhas do Parque
  • Circuito das Grutas
  • Corcovado
  • Parque Lage

O Parque funciona das 8h às 17h, todos os dias, inclusive feriados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parque Nacional da Tijuca vai reabrir Mirante Dona Marta e Estrada do Redentor
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui