No último sábado (25/06), uma ação social da Prefeitura do Rio de Janeiro atendeu mais de mil pessoas no Parque Oswaldo Cruz, no Morro do Amorim, localizado no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte da capital fluminense. Trata-se da 2ª comunidade local a ser atendida pelo programa ”Favela com Dignidade”, executado pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC).
Mais de 15 secretarias e órgãos públicos estiveram presentes para dar voz aos moradores da região. Recuperação de praça, limpeza, instalação de placas de sinalização, de quebra-molas, luz de led e cobertura para pontos de ônibus foram alguns dos principais serviços solicitados pela comunidade e executados pela Prefeitura na Rua Rosa da Fonseca, entre as ruas Diego Vasconcelos e Sizenando Nabuco.
Ao lado da presidente da Associação de Moradores do Amorim, Simone Quintela, e da pastora Analu, líder local, a secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha, ressaltou que o projeto veio para ampliar a voz das comunidades.
”Uma política pública eficaz e eficiente não se faz de cima para baixo. É o morador quem sabe quais são as suas reais necessidades. E a Prefeitura do Rio está mobilizada para atender, em vários momentos, através da SMAC, a população mais necessitada. Além do ‘Favela com Dignidade’, temos os projetos ‘Recicla Comunidade’, o ‘Casa Carioca’ e o ‘Turistando’. São ações, em larga escala, que objetivam melhorar a qualidade de vida das favelas e comunidades cariocas”, disse ela.
Vale ressaltar que, na ação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou 155 doses de vacinas contra a Covid-19 e a Influenza. Já os setores de saúde bucal, tabagismo, doença sexualmente transmissível (DST), acupuntura auricular, tuberculose e arboviroses atenderam cerca de 500 pessoas.
Paralelamente, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou aproximadamente 150 cadastros para atualização e recebimentos de programas sociais. Para as vagas disponibilizadas para empregos, a Secretaria de Trabalho e Renda (SMTE), por sua vez, inscreveu 82 pessoas.
Já a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) inscreveu 23 jovens em cursos de formação profissional da pasta (Papo de futuro e Fala Juventude).