Depois de um problema na rede aérea da SuperVia na noite da última terça-feira (25/01), ocasionando o fechamento da Central do Brasil por cerca de duas horas, a manhã desta quarta (26/01) também foi marcada por problemas nos trens do Rio de Janeiro.
Uma pane elétrica em uma composição na estação Gramacho, localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e pertencente ao ramal Saracuruna, fez com que passageiros precisassem descer e caminhar pelos trilhos para trocar de trem e seguir viagem.
A composição ficou inoperante por aproximadamente 15 minutos até ser dada a ordem para a baldeação. Os passageiros precisaram sair de uma plataforma em direção à outra, mas muitos optaram por cruzar a linha férrea em vez de utilizar a passarela.
De acordo com a SuperVia, ”houve uma ocorrência técnica com o trem, e os passageiros foram orientados a aguardar outra composição na plataforma”. Ainda segundo a concessionária, ”é extremamente importante que as pessoas respeitem as normas de segurança e não transitem na via férrea para evitar acidentes, pois o local é área exclusiva para a circulação dos trens”.