Passaporte de vacina será obrigatório para quem for no Sambódromo durante os desfiles de Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde também organizou um esquema de especial de atendimento médico de emergência para os foliões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio - Foto: Luciola Villela

Vacina no braço e samba no pé! Quem for ingressar no Sambódromo durantes os desfiles de Carnaval no Rio, entre os dias 20 até o 24 de abril, terá que apresentar terceira dose da vacina contra a Covid-19. O secretário Municipal de Saúde do Rio, Rodrigo Prado, reforçou nesta segunda-feira, (18/04), que a apresentação do cartão de vacinação será cobrada de todos que estarão presentes no local.

“Todo mundo acima de 18 anos tem que apresentar o comprovante vacinal para desfilar, para trabalhar ou para assistir os desfiles no Sambódromo. Se você ainda não se vacinou, ainda dá tempo, tome sua dose de reforço para assistir o maior espetáculo da Terra”, disse o secretário municipal de Saúde.

O secretário lembrou que o “passaporte vacinal” já foi testado nos ensaios técnicos e afirmou que as equipes já têm experiência para repetir a cobrança do certificado. “A Liesa montou um esquema que todas as pessoas que participaram dos ensaios trabalhando, desfilando ou assistindo, tiveram que apresentar o comprovante de vacinação”, disse.

O Instituto de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) vai fiscalizar a cobrança do passaporte vacinal e também a alimentação e os postos de Saúde da Sapucaí e de seu entorno, além do Terreirão do Samba. O Instituto manterá uma base operacional permanente no Setor 11 do sambódromo, disponível também para atendimento a operadores e fornecedores.

Advertisement

Prado afirmou não temer um repique de covid-19 após o evento e afirmou que o cenário epidemiológico está muito favorável. “Temos baixo índice de positividade nos testes, poucas pessoas internadas. Acreditamos que o Carnaval vai ser um sucesso. Vamos monitorar para ver como (o cenário) vai se comportar”, disse.

Prado esteve hoje, (18/04), na Sapucaí para a apresentar o esquema especial de atendimento médico de emergência que funcionará em sete postos montados na avenida.

fab9124 24904759 Passaporte de vacina será obrigatório para quem for no Sambódromo durante os desfiles de Carnaval
Foto: Fabio Costa

A Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema especial para atendimento médico durante o Carnaval. Serão sete postos, com o mesmo padrão entre eles. Os pontos de atendimento estarão sinalizados nos dias dos desfiles e ficarão na concentração, no Setor 1, e nos setores 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá) e 11, além da dispersão, na Apoteose. As principais causas que levam os foliões a procurarem atendimento nos postos médicos são mal-estar devido ao calor ou ingestão de bebidas alcóolicas em excesso, hipertensão, entorses/luxações, cortes e traumas diversos.

71 profissionais de Saúde foram contratados especialmente para festa e têm experiência em atendimento no Carnaval. Em cada dia haverá 26 médicos, 18 enfermeiros e 27 técnicos de enfermagem de plantão para atender os integrantes da escola, público ou trabalhadores que precisarem. “Estarão trabalhando todos os dias nestes postos, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Fora isso, vamos ter 16 ambulâncias avançadas (UTI móvel), tripuladas por médicos e socorristas. Então, se tiver alguma remoção (para unidades de saúde) não precisamos deslocar ninguém dos nossos postos para a ambulância”, explicou o secretário de Saúde Rodrigo Prado.

“Qualquer pessoa que tiver qualquer acometimento durante o Carnaval, podem ser pessoas que estejam assistindo, desfilando ou trabalhando, poderão ser atendidas em nossos postos. Nós temos capacidade de atender a demanda que for surgindo”, reforçou.

Os postos vão funcionar das 19h até o final do desfile, com exceção do desfile mirim, no domingo, (24/04), quando funcionarão de 16h até meia-noite com o apoio de 10 ambulâncias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Passaporte de vacina será obrigatório para quem for no Sambódromo durante os desfiles de Carnaval
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui