Passeio no Aniversário do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Quinta-feira é aniversário da cidade, e NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura) do Departamento de Geografia da UERJ estará promovendo três roteiros (grátis) abertos à comunidade.

O projeto de extensão “Roteiros Geográficos do Rio”, comumente, promove caminhadas na Área Central do Rio de Janeiro. Os eventos descortinam a geografia, a história, a arquitetura, a religiosidade e a cultura da cidade. E em 1o de março fará uma maratona para a visitação da cidade.

Os pedidos de inscrição e aceites serão efetivados pelo email roteirosgeorio@uol.com.br

Para cada roteiro será limitado um máximo de 40 participantes. Cada solicitação deverá ser feita em separado. Não serão, portanto, aceitos pedidos para dois ou mais roteiros em um mesmo email resposta, ainda que cada pessoa ou acompanhantes possam participar de todos os referidos roteiros a pé.

Advertisement

Os passeios serão

– ECOS DA CULTURA CARIOCA NA CIDADE NOVA E NA PRAÇA ONZE DOS BAMBAS DO SAMBA

ENCONTRO: 9 horas da manhã na estação do metrô Estácio (saída para o Centro Administrativo São Sebastião do Rio de Janeiro ou “Piranhão”)

Cidade Nova (os aterros sobre o mangal de São Diogo, o surgimento da Cidade Nova, o bairro do Mangue e da zona do baixo meretrício, a memória simbólica da prostituição nos logradouros e torres do centro administrativo da Cidade Nova) – a monumental Av. Presidente Vargas – Praça Onze (o berço do samba e lugar de diversas manifestações religiosas e culturais dos negros da “Pequena África do Rio de Janeiro”) – monumento à Zumbi dos Palmares – Terreirão do Samba/palco João da Baiana – vista para o morro da Favela/Providência – Escola Tia Ciata – Igreja de Santana (visita) – Passarela do Samba/”Sapucaí”/Avenida Darcy Ribeiro
término por volta das 11 horas e 30 minutos

(RE)CONHECENDO A PERIFERIA DO CENTRO A PÉ

Encontro: 13 horas e 30 minutos – Centro Cultural Light – Rua Marechal Floriano, 168 (próximo à estação do metrô Presidente Vargas)
Roteiro: Centro Cultural Light – Museu Diplomático Itamaraty (visita guiada) – Complexo metro-rodo-ferroviário da Central do Brasil/Gare Dom Pedro II -Territórios de prostituição feminina e masculina – passagem subterrânea – Campo de Santana – Praça da República – Museu do Rádio (visita) – Rua da Constituição – Rua República do Líbano e sua coesão de estabelecimentos eletro-eletrônicos – Av. Gomes Freire – Centro Cultural Hélio Oiticica (visita) – Real Gabinete Português de Leitura (visita) – Rua Uruguaiana- Teatro Municipal (visita guiada) – Convento de Santo Antônio (visita ao templo) – Confeitaria Colombo (opcional)
Término previsto para as 18 horas.

ROTEIRO NOTURNO NO CENTRO DO RIO A PÉ

Encontro: 22:00 horas na portaria da Sala Cecília Meireles, na Lapa.
Término previsto para 1 e meia da manhã na Cinelândia.
Roteiro: Lapa dos Arcos, sobrados seculares, dos travestis, samba de raiz, funk, rock e a mitológica malandragem – Lavradio dos antiquários e casas de shows – Esplanada de Santo Antônio – Rua Visconde do Rio Branco – Gomes Freire dos hotéis de alta rotatividade – Rua da Constituição – Praça Tiradentes/arredores/DASPU – Av. Passos – Largo Albino Pinheiro – iluminados Real Gabinete Português de Leitura e Catedral Presbiteriana – Rua Sete de Setembro – Rua da Vala/Uruguaiana – Largo da Carioca e da comunhão do Rio Colonial com a Cidade Maravilhosa – Cinelândia do arrojado complexo arquitetônico.

Em caso de chuva, roteiros adiados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Passeio no Aniversário do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui