Patinetes elétricos já deixaram mais de 1.500 feridos nos EUA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A febre de 2019 no Rio de Janeiro é o patinete elétrico. Nos EUA, eles já geram preocupação para alguns setores. De acordo com uma investigação do Consumer Reports, mais de 1.500 feridos foram encontrados em hospitais do país em consequência de acidentes com os patinetes. E o número deve ser maior, já que muitos hospitais ainda não contabilizam estes dados.

Nos EUA, as maiores empresas que exploram os patinetes (Lime e Bird) foram fundadas em 2017, e algumas outras estão entrando no mercado. E com sua proliferação, claro, começou a ter acidentes, e reclamações, como congestionamento e estacionamento ilegal, o que levou São Francisco a bani-las em maio de 2018 e, em setembro do mesmo ano, começar um projeto piloto com outras companhias.

Inclusive, os sites destes serviços aconselham a usar capacetes – apesar de nunca ter visto ninguém usando. Pensando bem, isso vai totalmente contra a ideia de pegar um patinete para uma curta distância. Até onde sei são pouquíssimas pessoas que andam com um capacete na mochila.

Outro problema é a velocidade e a incapacidade de alguns usuários de entenderem que aquele, como carros e bicicletas, é um meio de transporte. Com velocidade podendo chegar a 20 km/h, já causou ao menos 4 mortes nos EUA. E, devo dizer, não fui atropelado dia destes por muito pouco, já que um camarada estava de patinete elétrico, em alta velocidade, no trilho do VLT… o sinal estava fechado para ele, claro.

Advertisement

Em um recente estudo do Bureau de Transportes de Portland, uma cidade conhecida por seu estilo de vida hipster, mostra que o índice de acidentes com patinetes elétricos é de 2.2 para cada 10 mil milhas (cerca de 16 km). Muito maior que o de motos 0.05, e o de carros 0.1. Contudo, ainda não há dados suficientes para concluir que os patinetes são mais perigosos que uma moto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Patinetes elétricos já deixaram mais de 1.500 feridos nos EUA
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Está ruim na cidade e Copacabana principalmente- inclusive tem pivete no centro surrupiando essas patinetes, como eles conseguem burlar o GPS não sei

  2. Tem gente que não deveria mesmo morar no Rio. Carros e motos causam acidentes, alguém já pensou em proibir? Já imaginou se ao invés de educa a usar capacete e cinto de segurança algum babaca proibisse os cariocas de usar carros? Andariamos de carroça até hoje?? E as bicicletas laranjas que antes eram o alvo de reclamações?? Hoje alguém ainda acha uma boa ideia acabar com as bicicletas compartilhadas e botar mais carros e motos na rua?? Só sabem reclamar e proibir… deixa a cidade absorver as novas modas, vamos dividir os espaços e criar novos meios de se locomover pelo Rio. No fim tem espaço pra todo mundo, é só educar.
    Gente chata do cacete!

  3. Quer saber?
    O povo americano é um dos povos mais MEDÍOCRE E MARIA VAI COM AS OUTRAS DO PLANETA.
    ANALFABETOS POLÍTICOS, NÃO SABEM NEM SEQUER O NOME E O NÚMERO DE ESTADOS QUE
    COMPÕE A AMÉRICA DO NORTE MAS SABEM POR EXEMPLO, O NOME DE TODA FAMÍLIA SIMPSON…
    A sociedade brasileira está cada vez mais americanizada e com isso, MAIS MEDÍOCRE DO QUE NUNCA.
    OS FAMOSOS PATINS? JÁ CHEGARAM POR AQUI….

    • Burra… Patins já passou por aqui na década de 90 e não é americanizado… é um esporte e meio de transporte utilizado no mundo todo. Inclusive nossa Fabiola é uma atleta conhecida no mundo todo.

  4. Não falta mais nada pra inventar. Daí um cara inventa e logo já sai vendendo, pessoas se machucando, e fazem parecer que não há nada a fazer. Há, sim. Proíbe e pronto. Em breve, vai começar uma guerra nas calçadas das cidades. Se algum vier na minha direção, eu empurro mesmo! Não vou deixar me ferir, ou me derrubar no chão.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui