Imóvel onde ficava localizada a Garagem Poula, no Centro do Rio - Foto: Reprodução

Tombada pela Prefeitura do Rio de Janeiro devido à sua importância histórica, arquitetônica e cultural, a antiga Garagem Poula, famoso imóvel localizado no cruzamento da Avenida Gomes Freire com a Rua do Senado, próximo à Lapa, bairro da região central da capital fluminense, será revitalizada em breve.

Segundo anunciado pelo escritório de arquitetura RAF em suas redes sociais, o local será totalmente restaurado, a pedido da BR Properties, empresa voltada ao investimento em imóveis comerciais de renda que adquiriu o imóvel junto à construtora WTorre.

O Shopping Paço do Ouvidor é referência no Centro do Rio. Passa no Paço

O ”Projeto Lapa – Garagem Poula”, de acordo com a RAF, tem como objetivo recompor a geometria do telhado original e restaurar a fachada do empreendimento, bem como das demais edificações de todo o complexo, que passará a funcionar como um conjunto de escritórios.

Vale destacar também que, limitado a 12 metros de altura em função da Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) da Praça da Cruz Vermelha, o espaço ganhará um terraço-jardim, além de novas e contemporâneas formas que recompõem a linha de fachada da quadra, preservando a ambiência local original.

Imagens do projeto de revitalização da antiga Garagem Poula – Foto: Divulgação/RAF Arquitetura

O DIÁRIO DO RIO entrou em contato tanto com a RAF Arquitetura quanto com a BR Properties para saber mais detalhes sobre a construção, como, por exemplo, a previsão de início e término das obras, mas nenhuma das duas empresas quis, por ora, comentar o assunto.

Construída em 1910 com o intuito de abrigar carruagens e uma hospedaria, a Garagem Poula funcionou ativamente durante boa parte do século XX, com seu processo de abandono sendo iniciado nos anos 90.

3 COMENTÁRIOS

  1. Tambem fiquei muito feliz, ainda tem muita coisa para arrumar, na quadra da casa da moeda, entre VLT e Casa da moeda tem um imovel lindo em pedaços. Entre Praça da republica e Rua do Senado.

  2. Que legal! Acho digno. Espero uma revitalização do nível do Porto Maravilha na Lapa e arredores daquela região ali atrás da Central, Hospital Souza Aguiar, Praça da Cruz Vermelha e Hemo Rio pois ainda temos umas áreas bem feias, abandonadas e degradadas ali. E esse lugar poderia ter uns cafezinhos e restaurantes também para uso dos cariocas além dos escritórios. Fica a dica.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui