Patrimônio histórico do Rio, antiga Garagem Poula será revitalizada

Localizada no Centro do Rio, Garagem Poula, construída em 1910 para abrigar carruagens e uma hospedaria, será totalmente restaurada em breve

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imóvel onde ficava localizada a Garagem Poula, no Centro do Rio - Foto: Reprodução

Tombada pela Prefeitura do Rio de Janeiro devido à sua importância histórica, arquitetônica e cultural, a antiga Garagem Poula, famoso imóvel localizado no cruzamento da Avenida Gomes Freire com a Rua do Senado, próximo à Lapa, bairro da região central da capital fluminense, será revitalizada em breve.

Segundo anunciado pelo escritório de arquitetura RAF em suas redes sociais, o local será totalmente restaurado, a pedido da BR Properties, empresa voltada ao investimento em imóveis comerciais de renda que adquiriu o imóvel junto à construtora WTorre.

Paco do Ouvidor Patrimônio histórico do Rio, antiga Garagem Poula será revitalizada
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

O ”Projeto Lapa – Garagem Poula”, de acordo com a RAF, tem como objetivo recompor a geometria do telhado original e restaurar a fachada do empreendimento, bem como das demais edificações de todo o complexo, que passará a funcionar como um conjunto de escritórios.

Vale destacar também que, limitado a 12 metros de altura em função da Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) da Praça da Cruz Vermelha, o espaço ganhará um terraço-jardim, além de novas e contemporâneas formas que recompõem a linha de fachada da quadra, preservando a ambiência local original.

Advertisement
projeto garagem poula 10 Patrimônio histórico do Rio, antiga Garagem Poula será revitalizada
Imagens do projeto de revitalização da antiga Garagem Poula – Foto: Divulgação/RAF Arquitetura

O DIÁRIO DO RIO entrou em contato tanto com a RAF Arquitetura quanto com a BR Properties para saber mais detalhes sobre a construção, como, por exemplo, a previsão de início e término das obras, mas nenhuma das duas empresas quis, por ora, comentar o assunto.

Construída em 1910 com o intuito de abrigar carruagens e uma hospedaria, a Garagem Poula funcionou ativamente durante boa parte do século XX, com seu processo de abandono sendo iniciado nos anos 90.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Patrimônio histórico do Rio, antiga Garagem Poula será revitalizada
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Tambem fiquei muito feliz, ainda tem muita coisa para arrumar, na quadra da casa da moeda, entre VLT e Casa da moeda tem um imovel lindo em pedaços. Entre Praça da republica e Rua do Senado.

  2. Que legal! Acho digno. Espero uma revitalização do nível do Porto Maravilha na Lapa e arredores daquela região ali atrás da Central, Hospital Souza Aguiar, Praça da Cruz Vermelha e Hemo Rio pois ainda temos umas áreas bem feias, abandonadas e degradadas ali. E esse lugar poderia ter uns cafezinhos e restaurantes também para uso dos cariocas além dos escritórios. Fica a dica.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui