Patrulha Ambiental resgata 40 gambás em um só dia

A maioria dos resgates é realizada em residências. Outros animais silvestres foram resgatados nesta terça

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/ SMAC

Nesta terça-feira (15/09), a Prefeitura do Rio, por meio da Patrulha Ambiental, resgatou 40 gambás em diversas regiões da cidade. Esse é um dos maiores resgates de gambás já registrados esse ano para um só dia, e significa o início da temporada de ninhada dos animais silvestres, que chega com a primavera. A maioria dos animais resgatados eram filhotes

Estamos recebendo uma média de 60 a 80 animais/dia. Isso acontece porque a gente está chegando na primavera, que é a época reprodutiva dos animais silvestres. A maioria é de gambás, mas daqui a pouco vai começar a chegar outros filhotes. Não é atoa que a gente acaba recebendo por ano uma média de 1.300 gambás”, explicou o veterinário Jeferson Pires, chefe do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), da Universidade Estácio de Sá.

É para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) que a Patrulha Ambiental direciona os animais debilitados e doentes, para que sejam tratados e, quando recuperados, devolvidos à natureza por meio de lugares específicos para a soltura, como os parques municipais.

Dos 40 gambás, 20 foram resgatados em bairros da Zona Oeste. Entre eles, 6 foram soltos logo depois,já que estavam saudáveis. E os outros 14, sendo 10 filhotes, foram levados para o CRAS.  Os outros 20 resgates, todos filhotes, foram feitos em bairros das zonas Sul e Norte pelos agentes da Base I da Patrulha Ambiental.

Advertisement

Ainda nesta terça-feira, foram realizados resgates de outros animais silvestres. Um filhote de urubu, 1 filhote de cobra jararaca, nas zonas Sul e Norte; e uma Capivara, uma coruja e um bacurau, na Zona Oeste.

A grande maioria dos resgates é feita em residências porque os gambás procuram locias fazer seus ninhos. Quando os moradores descobrem, chamam a Patrulha Ambiental para resgatar os animais. Em boa parte dos casos, os filhotes são encontrados sozinhos, pois as mães muitas vezes morrem após o parto.

A Patrulha Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é formada por fiscais da Secretaria e guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental. A Prefeitura do Rio orienta a população para acionar a patrulha por meio da Central 1746, caso flagrem animais silvestres em área urbana na cidade ou em qualquer situação de risco. O manuseio dos animais não é aconselhável. A Central 1746 funciona 24 horas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Patrulha Ambiental resgata 40 gambás em um só dia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui