Patrulha Maria da Penha supera 25 mil atendimentos a mulheres no primeiro ano do programa

O programa, criado para reduzir os índices de violência contra a mulher, presta atendimento às vítimas e fiscaliza se medidas protetivas estão sendo cumpridas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” completa nesta quarta-feira (05/08) um ano de atividade. O projeto foi criado para ajudar no combate a um dos maiores problemas de segurança pública e que gera muitas demandas para a Polícia Militar. Os casos de violência doméstica, especialmente contra mulher, representam, em média, 30% das chamadas de emergência que geram acionamento de viaturas.

Lançado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro com o objetivo de prevenir a violência contra mulher, a patrulha fez, ao todo, 25.436 atendimentos a mulheres, entre fiscalizações de medida protetiva e assistência à mulher vítima de violência. 

De agosto do ano passado a julho deste ano, foram atendidas 11.143 mulheres no Rio de Janeiro. Entre essas, 8.488 têm medida protetiva expedida pela Justiça e são regularmente assistidas pelas equipes do programa que monitoram e fiscalizam o cumprimento da decisão judicial. Durante esse mesmo período, foram realizadas 189 prisões de autores de violência doméstica, uma média de uma prisão a cada 2 dois dias no estado, a maior parte delas por descumprimento de medida protetiva. Dessas prisões, 41 ocorreram na capital, 36 na Baixada Fluminense e 112 nos demais municípios do estado. 

– Esses números são muito expressivos e importantes. Mostram o acesso e a aceitação das mulheres ao serviço da Polícia Militar. O principal viés é a prevenção. Ao longo desse tempo, a vida dessas mulheres se transformou. Elas viviam em estado de pânico e agora, com a proteção das nossas equipes, retomaram suas atividades e recuperaram a autoestima – explicou a tenente-coronel Cláudia Moraes, subchefe do Programa de Prevenções da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAES) da Polícia Militar do Rio de Janeiro. 

Advertisement

Durante o primeiro ano da patrulha, 250 policiais militares, homens e mulheres, foram treinados para atuar nos 39 batalhões de área da Corporação e três Unidades de Polícia Pacificadora. O preparo dos policiais contempla três pilares: a sensibilização, o conhecimento conceitual e jurídico, e as técnicas de abordagem e uso racional da força adaptadas ao contexto da violência doméstica e familiar.

“Além de prestar um serviço fundamental para prevenir violência contra mulheres, evitando a ocorrências, como ameaças, lesões corporais e até feminicídios, esse programa tem possibilitado um aprendizado muito grande para a nossa tropa. A cada dia aprendemos mais a lidar com esse tipo de crime que tem um impacto muito grande na sociedade“, observa ainda a tenente-coronel.

O objetivo do programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida é reduzir os índices de violência contra mulher no estado, que, apesar das medidas de proteção, continuam altos. Para que haja redução na quantidade de casos, é fundamental que as vítimas acionem o Serviço 190 na Região Metropolitana e as salas de operações das unidades do interior e que os agressores sejam denunciados nas delegacias. O programa funciona em parceria com o Poder Judiciário e a Secretaria de Estado de Polícia Civil, assim como entidades civis que atuam na área de defesa da mulher.


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Patrulha Maria da Penha supera 25 mil atendimentos a mulheres no primeiro ano do programa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui