Paulo Ganime e Rodrigo Neves vencem o debate da Band

Os candidatos Paulo Ganime (Novo) e Rodrigo Neves (PDT), acabaram vencendo o debate fraco e morno que a Rede Bandeirantes realizou na noite deste domingo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Vanessa Ataliba

Os candidatos Paulo Ganime (Novo) e Rodrigo Neves (PDT), acabaram vencendo o debate fraco e morno que a Rede Bandeirantes realizou na noite deste domingo, 7/8, com os candidatos relevantes à posição de governador do Rio de Janeiro em 2022. Os outros 2 candidatos presentes, Claudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSol), não conseguiram ir além do que os eleitores já esperavam deles. Castro acabou tendo um desempenho ligeiramente superior ao de seu principal oponente.

Paulo Ganime

DebateBandRJ BrunaPrado 005 Paulo Ganime e Rodrigo Neves vencem o debate da Band
Paulo Ganime – Foto: Grupo Bandeirantes / Bruna Prado

Ganime, o mais desconhecido dos 4, deputado federal de 1º mandato e em um partido sem nenhuma capilaridade, foi quem mais aproveitou o momento dado a ele. Não por acaso foi o mais pesquisado no Google durante o debate: ninguém sabia quem ele era, o que pelo visto vai mudar até o dia da eleição.

Ele conseguiu se posicionar bem à direita, conseguindo uma proximidade com um eleitor que pode não enxergar em Castro seu representante. Tratou bem dos temas de segurança, de ética e se mostrou como um anti-Freixo, especialmente na forma que o deputado aliado de Lula trata a polícia do Rio – durante sua carreira, não nos últimos 90 minutos.

Fez um bom bate-bola com o ex-prefeito de Niterói e, se eu fosse uma tábula rasa, e a eleição fosse amanhã, escolheria Ganime como meu governador, foi o melhor do (fraco) debate.

Advertisement

Daria nota 7.

Rodrigo Neves

Vanessa Ataliba 21 Paulo Ganime e Rodrigo Neves vencem o debate da Band
Foto: Vanessa Ataliba/Grupo Bandeirantes

Apesar de ter governado por 2 vezes a cidade de Niterói, ex-capital de Estado e considerada ”cidade pequena” por Freixo, e feito seu sucessor, Rodrigo Neves também sofre com o problema de ser desconhecido para enorme percentual de eleitores. Ele ainda precisa mostrar que é melhor, no campo da esquerda que Marcelo Freixo, que já participou de 2 eleições para prefeito do Rio e, além disso, é presença constante nos jornais do estado do Rio.

Neves conseguiu mostrar bem suas propostas, citar o seu governo e mostrar que a esquerda e o centro, ou mesmo o anti-bolsonarismo, têm outro nome e muito mais palatável que o de Freixo. Inclusive, foi em quem mais ele bateu, já que precisa tirar votos do socialista para conseguir ir para o 2º turno. Escapou ileso ao não ter sua prisão mencionada por nenhum dos candidatos.

Rodrigo Neves foi bem nos 3 blocos, só não foi melhor nas poucas vezes em que foi criticado; nestas, saiu-se pior; não estava treinado pra apanhar. Mas, seja por sorte ou falta de tarimba alheia, escapuliu. Especialmente quando Claudio Castro comentou sobre quando Niterói se recusava a vacinar os moradores de São Gonçalo. Se crescer, nos próximos debates apanhará mais, e é capaz de perder as estribeiras.

Nota: 6.8

Cláudio Castro

DebateBandRJ BrunaPrado 021 Paulo Ganime e Rodrigo Neves vencem o debate da Band
Foto: Bruna Prado/Grupo Bandeirantes

Atual ocupante do cargo de governador e sem nenhuma experiência em debate, era o vice improvável de um governador impossível; cabia a Cláudio Castro aguentar a porrada, e aguentou. Não foi de forma magnífica, se houvesse debatedores mais experientes como um Anthony Garotinho, talvez fosse à lona. Como não tinha, conseguiu sair sorrindo e não sofrer uma derrota fragorosa no debate. Não foi brilhante, mas não saiu pior do que entrou: isso é um tipo de vitória.

Não teve grandes momentos, falou bem dos feitos de seu governo que são desconhecidos, e tentou se posicionar como o anti-Freixo. Mas na pergunta sobre o Ceperj, a que era esperada por qualquer um, foi mal ao dizer que não eram funcionários fantasmas, já que iam ao caixa do banco receber. Alguém experiente em debates poderia cortar a bola e dizer que era exatamente este problema: pessoas receberem dinheiro sem terem trabalhado para tanto. Se ninguém recebesse, era melhor!

Outro momento em que perdeu a chance de brilhar, foi ao criticar Marcelo Freixo por não conhecer e não investir com emendas parlamentares em benefício da Baixada Fluminense: o socialista citou Bangu, como se este bairro carioca fizesse parte da Baixada. Um Cesar Maia já faria uma piada e diria que Freixo não sabe que Bangu não é na Baixada Fluminense e sim na Zona Oeste.

Nota: 5.0

Marcelo Freixo

Vanessa Ataliba 20 Paulo Ganime e Rodrigo Neves vencem o debate da Band
Foto: Vanessa Ataliba/Grupo Bandeirantes

O 2º colocado nas pesquisas, Marcelo Freixo, deveria ter aproveitado o debate para mostrar que é um novo político, e não mais o radical inflexível do PSol, não conseguiu. Ele falhou miseravelmente em tentar mostrar que a mudança de partido e uma aliança mais ampla, que inclui Cesar Maia como vice, teria mudado a forma como agiria se vencesse a eleição. Saiu como entrou: com imagem de um radical que todo especialista sabe que perde o segundo turno até para um espantalho. Precisava deixar claro que agora é ”paz e amor”. Não soube fazê-lo, e repetiu ladainhas decoradas sobre “meninos e meninas” e sobre na segurança ”contabilizar vidas salvas e não vidas perdidas”. Chavões até bacaninhas, mas repetidos demais fica meio canastrão.

Sendo o mais experiente dos 4, era esperado que o socialista soubesse ter as tiradas na hora certa: a piada que vira manchete da imprensa no dia seguinte. O seu ex-colega de partido, o vereador Tarcísio Motta, faria isso muito bem. Acabou falando para sua própria plateia de sempre, que batia palmas nas redes sociais, e bateria palma para qualquer coisa que dissesse. Pregar pra convertido não adianta.

Talvez com a experiência deste domingo, Freixo possa mudar a estratégia, sair do tom professoral e mostrar um pouco mais de bom humor, necessário em debates políticos. Ele tem que valorizar mais a aliança ampla que divulga, mas temos que ver se no fundo do coração ele não tem vergonha dela. Difícil, mas pode ser a diferença entre ir ou não para o 2º turno.

Nota: 4.8

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paulo Ganime e Rodrigo Neves vencem o debate da Band
Advertisement

22 COMENTÁRIOS

  1. Essa matéria não é tendenciosa, é uma questão de bom senso
    É claro que Ganine ganhou o debate, ele era desconhecido e deixou de ser
    É claro que Freixo perdeu o debate, ele já foi candidato a prefeito do Rio 2 vezes e é deputado, esperava-se mais dele
    Castro e Neves também ganharam relativamente, na medida em que não tiveram tropeços. Particularmente o Neves que “passou batido” na questão da prisão e da péssima gestão em Niterói

  2. Torço muito para que o Rio de Janeiro aprenda com seus erros e saiba eleger alguém que represente mudança. O Candidato do NOVO pra mim é o melhor !

  3. Chega a ser cômica a análise do Diário do Rio. O maior feito do Freixo? Ser o responsável por uma das poucas CPIs que de fato colocou peixe grande, miliciano, na cadeia. Isso não é pouco, não. Ainda mais no RJ. Rodrigo Neves é um excelente quadro também. Alias, o que o Ganime foi fazer lá? Tentar ser o novo Witzel?

    • E você é totalmente ligado a esquerda. só viu os dois candidatos que representam a sua ideologia. Você também é cômico. O Freixo só vai conseguir algum cargo no executivo, se ele conseguir iludir a população do Rio de Janeiro. Ele não passa de uma radical de esquerda com uma rejeição muito grande.

  4. Esse jornal é isento de imparcialidade. Com uma inclinação nitidamente à direita, sempre irá avaliar os candidatos à esquerda como piores. Podia pelo menos fingir melhor…

  5. hahahahahaha
    Tendencioso é pouco pra vocês.
    Cada vez pior esse site, tá mais pra imprensa marrom mesmo, mas aquele marrom que cheira mal mesmo.

  6. Achei que o Claudio Castro foi infinitamente superior aos demais. No debate de ontem os outros três candidatos utilizaram em torno de 70% do seus tempos para fazerem críticas, sem apresentarem neda de novo. O povo está cansado de ouvir dos candidatos propostas que não vão cumprir. Os três afirmaram que vão transformar o Rio na melhor cidade do mundo. Só que não dizem como irão fazer ou onde conseguirão os recursos para realizarem as promessas. A Educação será de primeiro mundo, assim como a saúde e a segurança. Antigamente após os debates a mídia catalogava e depois cobrava dos candidatos como os mesmos iriam concretizar as suas promessas de campanha. Hoje em dia temos uma mídia muito despreparada, franca e burra, além de partidária.

  7. Que análise tendenciosa. Freixo é tão radical que tem como vice Cesar Maia. Quando falou de Bangu é porque estava falando da Supervia que tem os ramais Japeri e Santa Cruz que vão para baixada e zona oeste que prestam um péssimo serviço. O debate serviu para ver as estratégias que incrivelmente é todos contra Freixo. Castro foi o pior porque falou de fantasia e fugiu da realidade além de ter carisma negativo. Ganime é desconhecido e inexpressivo. Neves ao invés de se apresentar e suas propostas só atacou.

  8. Marcelo Freixo o pior pra vc … Mostra que vc realmente não tá muito isento sobre … Está levando seu lado pessoal por não gostar…
    Único que foi ruim , foi o Castro que não soube responder sobre os funcionários fantasmas e muito nervoso pra responder qualquer coisa…
    Ganime parece que foi o melhor mas não se engana, ficou atacando tudo e todos, o que não é bom também.

  9. Ok. Agora sabemos que em Ratanabá:

    – Paulo Ganime é um gênio incompreendido;
    – Rodrigo Neves com dedo no nariz e algum esforço desce bem pq come voto do Freixo;
    – Cláudio Castro é garoto. Não sabe lubridiar as pessoas sobre os seus erros, mas sorri e isso é que importa;
    – Freixo radical: praticante de montain bike, bungee jump e triatlo.

    Muito bom! Ansioso pelo próximo debate.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui