PCdoB anuncia apoio oficial à pré-candidatura de Marcelo Freixo

Evento contou com a participação de André Ceciliano (PT) e Alessandro Molon (PSB)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
PCdoB dá apoio à pré-candidatura de Marcelo Freixo ao governo do estado. (Foto: Divulgação)

Pré-candidato ao Governo do RJ, Marcelo Freixo recebeu o apoio do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Na manhã desta sexta-feira (05/05), o Comitê Estadual do partido anunciou que indicará para a Federação Ecossocialista formada com PV e PT o nome de Freixo. Além do PCdoB, outros 5 partidos deverão participar da coligação de Freixo: PV, PSB, PT, PSOL e REDE.

Durante o evento, o presidente estadual do PCdoB-RJ, Batista Lemos, ressaltou a necessidade de união em torno do nome de Freixo.

“Essa é a única saída para abrir os caminhos para o nosso povo, que está sofrendo com desemprego, fome e morte. Precisamos mudar.”

O anúncio do apoio à candidatura de Freixo contou com a presença de diversas representações políticas, entre elas o deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), a deputada estadual pelo PCdoB-RJ Enfermeira Rejane, e demais integrantes do PT, do Partido Verde (PV) e do PSOL.

A gente luta muito há muito tempo. [A gente] está em união com um partido que todos os governos autoritários perseguiram e não conseguiram derrubar, que é o PCdoB. Fizemos essa unidade. Mas a gente quer mais: quer o PDT com a gente nessa mesa”, afirmou Freixo no seu discurso. “O atual governo representa as máfias históricas do Rio de Janeiro. Para colocar o Rio de pé, tem que ter capacidade de escuta e diálogo com todos. Escutar o povo. O desafio maior é derrotar o bolsonarismo a cada dia, no governo. Vamos precisar de muita unidade. O crime tem que parar de governar o Rio. E isso está na nossa mão. Vamos unir todo mundo que tem compromisso com a vida, com a democracia.”

Jandira Feghali destacou a relevância de Freixo para enfrentar o que ela classificou como “cenário trágico” que está instalado no estado.

“Precisamos de uma outra política para direitos humanos, economia, segurança, saúde. Estamos contribuindo com um programa de governo também. O Rio de Janeiro está em um projeto de destruição. Não dá mais [para aceitar] o palanque do fascismo no Rio. Precisamos dar tudo para mudar isso. O Rio de Janeiro tem que eleger Lula e Freixo.”

No evento, o PCdoB encaminhou ao pré-candidato um documento intitulado “Com Freixo e Lula floresce a esperança do nosso povo”. O material apresenta 15 pontos considerados fundamentais pelos comunistas para o fortalecimento do Estado, por meio da “implementação das políticas públicas essenciais em educação, saúde, segurança, política urbana, mobilidade, cultura, direitos humanos e de uma política ambiental que coíba a exploração predatória da natureza e impulsione o desenvolvimento sustentável.”

O documento afirma, ainda, que o PCdoB seguirá enfatizando a importância de unificar e ampliar ao máximo o campo político em torno de Marcelo Freixo, reunindo “diversos setores da sociedade fluminense, para o Brasil e o Rio de Janeiro saírem enfim vitoriosos dessas eleições”.

O PCdoB acredita, diz o texto, que “o caminho para trilharmos este objetivo é a constituição de uma ampla frente, que envolva forças democráticas, populares e patrióticas, num movimento que seja capaz de florescer a esperança do povo fluminense. O tempo é de reconstrução do Estado, democratizando-o e modernizando-o, com base no Estado de direito democrático e na participação popular”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PCdoB anuncia apoio oficial à pré-candidatura de Marcelo Freixo

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui