Peças montadas com restos de fantasias das escolas de samba do Rio ganham exposição no Galpão das Artes

A exposição “Carnaval se aproveita” será exibida durante todo o mês de junho, do dia 2 ao 30

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A exposição “Carnaval se aproveita” será exibida, entre o dia 2 e 30 de junho, no Galpão das Artes da Comlurb. As peças que estarão na mostra foram feitas com o material de fantasias recolhidos na Dispersão do Desfile das escolas campeãs do último Carnaval carioca.

As duas oficinas, montadas gratuitas e abertas à comunidade, foram ministradas pela artesã Lina de Melo, e se realizou nos dias 20 e 23 de maio, e resultaram em peças decorativas ou utilitárias como mandalas, vassourinhas, estandartes religiosos, bonecas estilizadas, entre outras.

Além de reutilização reciclável, a exposição também é uma homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, mostrando assim a consciência de que a folia continua de outra forma e ainda contribui com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.  O Galpão das Artes da Comlurb busca sensibilizar quanto à redução do lixo na cidade do Rio de Janeiro por meio da arte e do artesanato. O espaço tem como prática diária com seu público, a educação socioambiental e a inserção no mercado de trabalho, a partir do aproveitamento de resíduos urbanos.

Dando destaque a inserção no mercado de trabalho, todas as peças serão comercializadas com o valor revertido para os participantes das oficinas, artesãos ou não. A única condição é que o comprador da peça aguarde até o final da exposição para retirar o material.


Serviço:

Datas: 2 a 30 de junho

Local: na Avenida Padre Leonel Franca s/n, embaixo do viaduto Lagoa Barra

Entrada: gratuita

Faixa etária: livre

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui