Pedestres e ciclistas usam a ciclovia Tim Maia, apesar da interdição judicial

No ano passado, a Prefeitura enviou à Justiça Federal um pedido de desinterdição da via

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Interditada pela Justiça desde 2019, em razão de quatro acidentes e duas mortes, a ciclovia Tim Maia, localizada na Praia de São Conrado, continua sendo intensamente utilizada por pedestres e turistas, como verificou o jornal O Globo, entre 9h30 e meio-dia, desta quinta-feira (4).

Mesmo com a sinalização da via alertando sobre a proibição do acesso de ciclistas e pedestres, e das cancelas de restrição, as pessoas desafiam a interdição todos os dias seja para ir ao trabalho ou praticar esporte. Segundo o jornal, a ciclovia não é fiscalizada pela Prefeitura do Rio.

O poder público municipal informou ao veículo que, em 18 de dezembro, enviou à Justiça Federal um pedido de desinterdição da via e está no aguardo quanto à decisão. De acordo com a Prefeitura, a Procuradoria Geral do Município “já atendeu às condições para a reabertura”.

O Protocolo Operacional da Ciclovia Tim Maia, contendo um conjunto de providências e ações para o uso ou fechamento da via em caso de perigo gerado pelas condições climáticas locais foi publicado no Diário Oficial do município, em 24 de novembro.

Advertisement

Leia também

Proposta do BNDES para o Centro do Rio inclui calçadões e parque no Canal do Mangue

Há quarenta anos fazendo fantasias com materiais recicláveis, ex-empregada doméstica se destaca em concursos e tem fotos espalhadas pelo mundo

Pelo protocolo, a pista deve ser fechada, caso as condições oceanográficas ou meteorológicas coloquem a segurança dos usuários em risco. O documento prevê que, se o mar apresentar ondas iguais ou maiores que dois metros, a via deve ser fechada. Ventos acima de 65km/h também são motivo de interdição da ciclovia. Caberá ao sistema Alerta Rio monitorar as informações para o acionamento do protocolo.

Informações: O Globo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pedestres e ciclistas usam a ciclovia Tim Maia, apesar da interdição judicial

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui