Pedidos para remoção de entulho no Rio podem ser feitos agora também pelo Facebook

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Lara Mizoguchi

Novidade quem adora navegar nas redes sociais mas não deixa suas tarefas do dia a dia de lado. Agora, os cariocas podem solicitar o serviço de remoção de entulho e bens inservíveis pelo Facebook. Basta fazer o pedido através de mensagem na página da Central de Atendimento do 1746. Antes, o serviço podia ser solicitado através de Whatsapp, do Portal da Prefeitura do Rio e do aplicativo da Central de Atendimento 1746.

O serviço de remoção de entulho e bens inservíveis é o mais solicitado desde o início das operações, em 2011, da Central de Atendimento do 1746. Só este ano, de janeiro a julho, foram atendidos um total de 83.328 solicitações, uma média de 11.904 pedidos por mês. Em 2018, foram registradas 173.040 solicitações, uma média de 14.420 por mês. Os bairros que mais requisitam este serviço são Tijuca, Campo Grande e Copacabana.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) é a responsável pela oferta do serviço gratuito de remoção de entulho de pequenas obras, de galhadas provenientes de podas de árvores e de bens inservíveis, como móveis, fogões, geladeiras, sofás, colchões, etc. O prazo para atendimento é de até 12 dias corridos, com atendimento de segunda a sábado, em dois turnos diários, das 7h às 22h, exceto domingos e feriados.

A quantidade máxima é o equivalente a 150 sacos de até 20 litros. Acima disso, o proprietário da obra deve contratar um serviço particular de caçamba. Caso deseje realizar um segundo pedido em sequência, é preciso aguardar 12 dias corridos contados a partir da data do atendimento anterior. Um novo chamado poderá ser aberto sem a restrição acima apenas nos casos de cancelamento, registro indevido e problema em execução.

Advertisement

Todo o material recolhido no serviço de remoção gratuita é destinado ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR Rio), em Seropédica. Em alguns casos pontuais podem ser reaproveitados, como os sofás, as mesas, cadeiras e até ventiladores e fornos microondas que estão na sala de convivência da sede da Divisão de Remoção Sul da Comlurb, em Botafogo.

Em outras gerências da Comlurb também existem itens retirados do lixo. Alguns itens são aproveitados pelo Programa Rio Novo Olhar, que usa materiais retirados do lixo para a revitalização de praças e áreas degradadas da cidade, transformado lixo e sobras de madeiras oriundas do manejo arbóreo em brinquedos e mobiliários urbanos, como mesas e cadeiras.

A frota que se destina ao serviço é composta de 32 veículos, divididos em três regiões: Norte, Sul e Oeste, cobrindo toda a cidade do Rio de Janeiro. São, em média, coletadas 6 mil toneladas por mês. Os caminhões fazem entre 1.600 / 1.700 viagens mês. O serviço de remoção gratuita, é realizado na cidade desde 1996.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pedidos para remoção de entulho no Rio podem ser feitos agora também pelo Facebook
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui