Pedregulho, um projeto arrojado para seu tempo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

Conjunto Residencial do Pedregulho por Eduardo Pinha A habitação no Brasil sempre foi um tema discutido desde o início do século passado,. Sendo que inúmeras políticas prometeram solucionar este problema, porém a grande maioria delas infelizmente falhou. Alguns projetos como os do BNH construíram condomínios em quase todas as partes deste país.

 

No Rio um projeto chama atenção pelo seu traçado arrojado e inovador para a época. Com sua arquitetura contemporânea o Conjunto Prefeito Mendes de Moraes pretendia fazer com que as pessoas tivessem uma vida harmônica e coletiva.

Advertisement

 

No projeto, o conjunto teria escola, prédio residencial e centro comercial, jardins projetados por Burle Marx e painéis de Portinari.

Segundo a Enciclopédia Itaú Cultural – artes visuais -, o Pedregulho já naquela época trazia todo um conceito que se observarmos bem, está em voga hoje, com destaque a funcionalidade e a sustentabilidade.

“A estética e os princípios defendidos por Le Corbusier se fazem sentir no projeto do Pedregulho, no cuidado com as tecnologias aplicadas na construção, na economia de meios utilizados e nas preocupações funcionais estreitamente relacionadas às soluções formais: controle da luz e da ventilação, facilidade de circulação.”

O Pedregulho já foi até foco de um documentário de Ivana Mendes, “Pedregulho – O Sonho é Possível” que foi lançado ano passado. Mas vale a pena trazer para os leitores do Diário do Rio este breve vídeo que mostra relatos sobre o projeto, a satisfação de moradores e algumas imagens deste conjunto que fica próximo em São Cristovão, e é um marco na arquitetura carioca.

 

Vale lembrar que o projeto deste conjunto é do arquiteto Affonso Eduardo Reidy, que projetou o MAM e foi responsável por projetos de arquitetura e urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro a partir da década de 30.

 

Foto: Conjunto Residencial do Pedregulho por Eduardo Pinha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pedregulho, um projeto arrojado para seu tempo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui