Pedro Duarte protocola projeto de Dados Abertos na Prefeitura do Rio

Projeto de Dados Abertos tem o objetivo reforçar a transparência e adotar as melhores práticas vistas em outros municípios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Flávio Marroso/CMRJ

O vereador Pedro Duarte (NOVO), protocolou na Câmara Municipal do Rio de Janeiro um projeto que institui uma política de dados abertos no município. Pretende-se, com este projeto, deixar um legado de melhores práticas de transparência e dados abertos adotadas no Brasil. Isso porque, somente por meio de dados abertos a sociedade terá amplo e irrestrito acesso às informações relacionadas à Administração Pública.

O Rio de Janeiro ainda carece no quesito transparência. Dados importantes como informações sobre Organizações Sociais, obras públicas, contratos firmados e Fundos Públicos ainda não são de acesso público, prejudicando não apenas a fiscalização de parlamentares eleitos, como também pesquisas e ações baseadas em evidências por parte de gestores públicos, empreendedores, acadêmicos e membros de organizações civis.

Fizemos uma extensa pesquisa no Portal de Transparência da Prefeitura do Rio de Janeiro e de outros municípios para organizar um diagnóstico a partir de uma adaptação da metodologia da Escala Brasil Transparente (EBT). Nossa cidade está muito atrás e informações básicas de interesse público não são divulgadas. Se queremos virar a página do Rio de Janeiro e construir uma cidade referência em emprego, empreendedorismo, ações sociais, turismo e segurança, precisamos de informações básicas que hoje ainda são tratadas como segredo” finaliza o vereador Pedro Duarte.

O projeto está tramitando pelas comissões internas da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Acesse o diagnóstico de transparência feito pelo gabinete do vereador Pedro Duarte.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pedro Duarte protocola projeto de Dados Abertos na Prefeitura do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui