Pee Parade: exposição com vasos sanitários na orla de Copacabana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Sim, carioca, é isso mesmo que você leu: uma exposição com vasos sanitários na orla de Copacabana.
Calma que não é zoeira, pelo contrário! A exposição Pee Parade faz parte de uma campanha MUITO NECESSÁRIA POR SINAL, sobre uma doença que afeta 5% da sociedade brasileira: a incontinência urinária.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 10 milhões de pessoas convivem diariamente com a perda involuntária de urina. Apesar disso, de 70% a 75% não procuram tratamento médico, talvez por vergonha ou mesmo por desinformação.

As obras foram produzidas por quatro artistas plásticos do Rio: Patrícia Brasil, Alex Pedreira, Jorge Grisi e Camila Camíz, que se inspiraram em histórias reais de superação de pacientes para desenvolverem seus trabalhos.
Elas ficarão expostas ao público entre os postos 2 e 3 do calçadão de Copacabana de 25 a 27 de janeiro, das 9h às 19h.

Pee Parade

Advertisement

“Acreditar que a incontinência urinária é um problema normal que surge com o envelhecimento é um engano. Ela pode ser controlada e tratada. A exposição pretende demonstrar como vidas podem ganhar novas cores com o tratamento correto”, explica o urologista Sebastião Westphal, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, que promove a campanha.

Ele alerta que a incontinência urinária não é somente um problema físico, pois afeta aspectos emocionais e psicológicos, além da vida social, ao atrapalhar tarefas cotidianas.

A campanha Pee Parade teve início em 2018 com uma exposição no shopping Vila Olímpia, em São Paulo. Em seu segundo ano, a ação traz peças inéditas e convida o público a compartilhar fotos das obras nas redes sociais por meio das hashtags #peeparade #pareparaentender #euapoiopeeparade.

“Sei que alguns estranharão o suporte – um vaso sanitário, mas acho extremamente importante quebrar tabus, ganhar as ruas para iniciar um debate. O problema começa, muitas das vezes, no medo de se expor”, conta a artista plástica Patrícia Brasil.

É primordial conversar com um médico urologista e descobrir qual é a melhor opção de tratamento para você. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento!

Você sabia, carioca?

– Cerca de 5% da população brasileira sofre de incontinência urinária (a perda de urina que você não consegue controlar)
– 50% dos brasileiros com sintomas urinários se consideram insatisfeitos a péssimos em relação a sua condição
– Uma a cada duas mulheres acima de 40 anos apresentam algum tipo de incontinência urinária
– 70% a 75% dos brasileiros com sintomas urinários não procuram o médico
– Existem quatro tipos de incontinência urinária: De esforço (perda de urina que ocorre ao tossir, espirrar, caminhar, correr, pular); De urgência (perda de urina associada a um desejo súbito e urgente de urinar que ocorre porque o indivíduo não consegue chegar a tempo no banheiro); Mista (quando a pessoa apresenta os dois tipos de incontinência urinária) e Paradoxal (quando a bexiga está extremamente cheia – causada pela incapacidade de esvaziamento da bexiga – e a perda ocorre por uma espécie de transbordamento)

Serviço: Pee Parade
Data: 25 a 27 de janeiro
Local: Orla de Copacabana – entre os postos 2 e 3
Horário: das 9h às 19h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pee Parade: exposição com vasos sanitários na orla de Copacabana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Pee Parade: exposição com vasos sanitários na orla de Copacabana
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Opinião! A praia de Copacabana tem sido alvo de toda espécie de maluquice (exposição de privadas, exposição de cruzes de cemitério…); toda espécie de mafuá (arquibancadas para tênis, vôlei etc; palcos de shows musicais…); favelização pela Prefeitura do Rio (quiosques…). TIREM AS PATAS DE COPACABANA. A praia é dos banhistas. FA

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui