Pela 1ª vez em 2021 nenhum município do Rio tem alto risco de Covid

RJ teve redução de 35% nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave e de 39% no número de óbitos provocados pela doença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A 51ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (08/10) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta redução de 35% nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 39% no número de óbitos provocados pela doença. Pela 1ª vez em 2021, nenhum município ficou com índice de alto risco; e pela 6ª semana consecutiva, o estado segue com a classificação geral de baixo risco (bandeira amarela). A análise compara as semanas epidemiológicas 38 (de 19 a 25 de setembro) com a 36 (de 05 a 11 de setembro).

Esta é a segunda semana consecutiva que o estado do Rio registra o menor número de óbitos. Esse dado é muito importante porque mostra que a vacinação está fazendo efeito. Para que possamos continuar mantendo os indicadores baixos precisamos avançar agora na aplicação da dose de reforço dos idosos e profissionais de saúde – afirma Alexandre Chieppe, secretário de Estado de Saúde.

A taxa de ocupação de UTI passou de 48%, no levantamento anterior, para 45%; e a de enfermaria, de 24% para 23%, as menores desde o início do ano de 2021. Com isso, alguns leitos estão sendo revertidos para tratamentos de outras especialidades.

Das nove regiões do estado, sete estão em bandeira amarela: Metropolitanas l e II, Serrana, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Centro-Sul e Baía da Ilha Grande. As regiões Norte e Noroeste estão na faixa laranja e nenhuma está na vermelha.

Advertisement

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Vigilância genômica

O programa de vigilância genômica da Covid-19 no estado analisou 488 amostras com data de coleta no mês de setembro. Apenas uma delas foi identificada como Gamma. A variante Delta permanece em predomínio no estado e a Mu (B.1.621), originária da Colômbia, não voltou a ser identificada. Ainda não foram liberados resultados de amostras coletadas no mês de outubro.

É importante ressaltar que o sequenciamento do coronavírus não é um exame de rotina nem de diagnóstico, é feito como vigilância genômica, para identificar modificações sofridas pelo vírus SARS-CoV-2 no estado e embasar políticas sanitárias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pela 1ª vez em 2021 nenhum município do Rio tem alto risco de Covid
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui