Peladão protesta montado ‘na garupa’ do General Osório, na Praça XV

Manifestante foi retirado da estátua por agentes do Centro Presente e levado para 5ª DP (Lapa)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Redes Sociais

Um homem nu fez uma manifestação no monumento em homenagem ao General Osório, localizado na Praça XV, no Centro do Rio, no início da tarde desta quarta-feira (17/03).

Utilizando um megafone, o manifestante proferia palavras de ordem meio desencontradas, enquanto curiosos que passavam pelo local, em pleno horário de almoço no Centro do Rio, tentavam convencer o homem a descer da estátua. Ainda não se sabe exatamente o motivo que levou o indivíduo a realizar a manifestação.

Depois de alguns minutos de negociação, ele foi retirado do monumento por agentes do Segurança Presente, que utilizaram uma longa escada para fazer o ‘resgate’.

Segundo pedestres que estavam na Praça XV e filmaram a ação, o “peladão” teve ajuda de outros dois manifestantes para subir no monumento, que fica a mais de 2 metros de altura do chão. O homem foi detido por ato obsceno e levado pelos policiais para 5ª DP, (Lapa).

Advertisement

História do Monumento a General Osório no Centro

Um dos mais importantes monumentos da cidade do Rio de Janeiro, a estátua do General Osório, sofre com constantes ações de vândalos e outros criminosos. Inaugurada em 1894, feita pelo escultor mexicano Rodolfo Bernardelli, o monumento equestre simboliza um dos mais consagrados homens da história do Exército Brasileiro.

IMG 3836 Peladão protesta montado 'na garupa' do General Osório, na Praça XV
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

Nos últimos anos, o entorno do monumento passou por um processo de revitalização, mas a recente onda de degradação do patrimônio público na região central da cidade fez com que o espaço tenha sido alvo de depredação. As grades de proteção foram roubadas, assim como as letras de bronze encontradas na placa de identificação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Peladão protesta montado 'na garupa' do General Osório, na Praça XV
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui