Pergunta ao Candidato – Qual a sua proposta para a Educação?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Eu sempre achei engraçado a campanha de deputados e vereadores, os “novatos” sempre tem como slogan “Pela saúde e pela educação“, como se alguém fosse contra. Mas, apesar disso, é importante saber quais são as políticas que os candidatos às majoritárias, no caso atual a prefeito, terão para estes temas que são um dos mais caros a população.

Por isso a pergunta que o André Delacerda enviou aos candidatos à Prefeitura do Rio foi para saber quais serão as propostas deles para a Educação no Rio de Janeiro. Como sempre, Solange do DEM, Chico do PSol Vinícius do PTdoB responderam as nossas perguntas.

Então candidato: Qual a sua proposta para a educação?

solange thumb Pergunta ao Candidato - Qual a sua proposta para a Educação? Solange Amaral (DEM)

Advertisement

É muito importante que nossas crianças tenham acesso à educação desde cedo. Por isso, pretendo universalizar o atendimento em creches e pré-escolas. Ou seja, vou garantir vagas para todas as crianças de zero a seis anos do nosso município. Assim, também vou ampliar o número de creches, construindo novas unidades nos bairros de maior demanda.

Pretendo, ainda, construir, em toda a cidade, 100 escolas-padrão. São unidades do futuro, modernas, com salas de informática, de oficinas de artes e de ciências e quadras poliesportivas. O espaço é totalmente adaptado para crianças com necessidades especiais. E, seguindo a tendência mundial, que na verdade é uma necessidade, as unidades são eco-eficientes, ou seja, possuem esquemas de ventilação e iluminação alternativos que economizam energia. Assim, nossos cariocas aprendem desde cedo a preservar o meio ambiente.

Chico Alencar (PSol)

Chico Alencar Panfleto Educação é, ao lado da Saúde, nossa maior bandeira. Isso porque os dois setores reúnem as maiores estruturas da Prefeitura e são capazes de produzir políticas públicas transversais, ou seja, que alcançam as outras esferas da sociedade. Por exemplo: uma população bem educada trará benefícios no ordenamento do trânsito, assim como uma população saudável reduz gastos hospitalares e dinamiza a economia.

No caso específico da Educação, André, que é sua pergunta, posso dizer que em nossa gestão vamos realmente investir em valorização profissional, gestão democrática e melhoria da qualidade de ensino. Aí sim vamos formar cidadãos conscientes e capazes de transformar esse lindo cenário numa cidade verdadeiramente maravilhosa. O Rio de Janeiro tem a maior rede municipal da América Latina e um quadro profissional extremamente qualificado, que vamos aproveitar. Para isso, não podemos deixar que o mesmo grupo político continue com suas falsas promessas. PMDB, PSDB e DEM controlam o estado e o município há duas décadas e jamais colocaram em prática seus discursos de palanque.

Passadas as eleições a valorização profissional só é relembrada, por eles, na… próxima eleição. Queremos priorizar as funções sociais de produção e socialização do conhecimento científico, tecnológico e cultural. É preciso substituir a velha e manipuladora política na educação pela urgente política de educação!

vinicius cordeiro thumb Pergunta ao Candidato - Qual a sua proposta para a Educação? Vinícius Cordeiro (PTdoB)

A educação pública de qualidade deve ser a finalidade e prioridade de qualquer político e de qualquer governante sério. O Rio de Janeiro não foi bem ranqueado no ultimo IDEB, apesar dos esforços de alguns diretores e profissionais do ensino, que mesmo não tão bem remunerados, são abnegados.

Tenho a educação no meu coração, e no meu berço, já que pertenço a uma família de educadoras e professoras. Primeiro lugar como objeto de governo, e primeiro na ampliação na aplicação dos recursos.

O Rio pode ser referência no ensino fundamental. Modelos como os de Araruama e o de Trajano de Morais são bem interessantes, e educam alem do currículo
tradicional, com o uso de ferramentas alternativas e eficazes, como o uso intensivo de informática  nas escolas, de musica clássica e popular, o xadrez, a leitura de jornais e revistas, a adoção e implantação de escolas de excelência, e o investimento nos recursos humanos, com os prêmios, a reciclagem e um
plano de carreira alentador para o professorado.

Outra medida fundamental é a contratação de concursados da educação, postergado por Cesar Maia de forma inexplicável.  Alem do mais, o Conselho Municipal de Educação deve ser prestigiado e os servidores devam ocupar as posições de destaque por seu mérito e não pelas suas conexões políticas.

Ampliar o numero de alunos e fazer jus à mais recursos do Fundeb é fundamental para melhorar a qualidade da rede, como também buscar mais acesso às verbas federais; o rio tem pouquíssimos projetos no FNDE. Tal fato é inaceitável, ja que se trata da segunda maior cidade do pais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pergunta ao Candidato - Qual a sua proposta para a Educação?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui