A internet hoje é essencial em um governo, seja como ouvidoria, seja para a prestação de serviços, ou mesmo para a fiscalização dos gastos governamentais por parte dos contribuintes.

No Rio de Janeiro, os cariocas tem um canal direto de contato com o prefeito Cesar Maia, que deixa seu email pessoal aberto para qualquer um e respondendo pessoalmente. Há quem o critique por isso, mas na minha humilde opinião é aqueles que não veêm a internet como ela é. Oras, um contato direto por email é praticamente deixar seu gabinete aberto a qualquer um.

Mas e os candidatos, como eles vão agir com a internet? Diga lá: Qual será o papel da internet no seu governo?

Solange Amaral

Na campanha a internet já tem um papel muito importante. Inclui no meu site a Rede Solange 25, uma espécie de Orkut específico para os simpatizantes da minha candidatura. Ali os eleitores trocam informações, marcam eventos, divulgam ações. É um espaço bem movimentado e importante para minha campanha.

Na Prefeitura, pretendo utilizar a internet para facilitar a vida do cidadão e garantir maior transparência da administração pública. Vou implantar o sistema de governo eletrônico, reduzindo a burocracia e encurtando o prazo para obtenção de documentos públicos. Também pretendo ampliar o serviço de ouvidoria, para que os cariocas tenham um canal direto com os diversos órgãos municipais.

Chico Alencar

Antes de tudo, vamos garantir que todas as repartições públicas sejam equipadas com computadores de qualidade e com internet banda-larga. Investiremos em alfabetização digital, priorizando regiões de baixa renda, e realizando cursos constantes de aperfeiçoamento com os trabalhadores da rede pública. Pela internet, pais vão poder acompanhar o histórico escolar dos filhos que estejam matriculados na rede municipal de ensino, e será possível pagar taxas municipais com um clique, como o IPTU. Em nosso governo, a internet também será uma ferramenta de democratização da informação: vamos equipar todas as escolas públicas com computadores conectados à rede, e fomentar iniciativas de mídia livre.

Filipe Pereira

Vamos utilizar todos os recursos conhecidos, matrículas on line, marcação de consultas médicas, prestação de contas, inscrições em concursos, pagamento de tributos, informações sobre as ações da prefeitura. Vamos aumentar os pontos de acesso sem fio gratuitos na cidade, permitindo que mais cidadãos tenham a possibilidade de ter uma alternativa de conexão barata.Vamos facilitar o uso de email, inclusive possibilitando ao cidadão um email gratuito da prefeitura.

A principal mudança no entanto será na integração das secretarias,no atendimento e na ouvidoria.

Implantaremos uma real Intranet na prefeitura.Ela será vital nesta integração das secretarias já que vamos usar sistemas informatizados de acompanhamento de processos, atualizando procedimentos de mais de 100 anos. Vamos reduzir a burocracia e aumentar a eficiência com que o cidadão carioca é recebido nos orgãos do município.

No atendimento ao cidadão vamos desenvolver, em conjunto com as empresas de software existentes, um programa que integre as várias ações da prefeitura, reduzindo a burocracia e facilitando a vida de pessoas físicas e jurídicas que trabalham na cidade.Desde a emissão do alvará até o pagamento de tributos.

Na ouvidoria, vamos reunir as várias ouvidorias existentes na prefeitura, de forma a possibilitar um só canal de comunicação para sugestões, reclamações, e pedidos de providências com real prestação de contas e transparência.

Para isto já contamos com os mais experientes profissionais de tecnologia da informação, responsáveis pela  implantação bem sucedida destes programas de governo eletrônico em outros orgãos.

Veja o que estamos fazendo na nossa web-tv.

Ela é fruto do meu empenho em usar meios práticos, fáceis e modernos de comunicação com a população.Estou usando a internet na campanha por que acredito que ela é o meio mais rápido de democratizar a participação da população nos processos decisórios.Você pode entrar lá e mandar um email para mim. Estou usando na campanha e vou usar muito mais como prefeito. Pode contar com isto. O uso do governo eletrônico , pela internet e intranet, terá um papel de destaque no meu governo.

Eduardo Serra

A internet será uma peça fundamental no Centro Público de informações que pretendemos criar, para caminhar no rumo da democratização do acesso de toda a sociedade a informações sobre o governo e informações gerais das agências públicas e privadas de notícias, das universidades e da mídia internacional, de governos e organismos internacionais. Pretendemos dinamizar a idéia do governo eletrônico, aumentando a interação cidadão-governo para informações, ações e processos nas diferentes áreas de atuação do poder público, e ampliar o acesso à internet para toda a população, nas escolas e em centros públicos de informática, avançando no rumo da sua universalização. 

Vinicius Cordeiro

Por causa do Cesar Maia, a internet não anda muito popular, mas entendo que o governo deva implantar e avançar no atendimento virtual, modernização dos procedimentos administrativos e investir na transparência do portal público e informações das contas aos contribuintes, o que não ocorre atualmente.

Paulo Ramos

A internet e a comunicação eletrônica desempenham um papel muito importante nos dias de hoje. Como já disse em outra ocasião, todo o acompanhamento orçamentário de meu governo estará disponível. Vou manter comunicação permanente com entidades representativas, associações e cidadãos pela internet.

Será uma importante ferramenta da administração municipal, mas sem fazermos um governo virtual. Vamos usar a internet, mas governar como deve ser: com muita participação, contato direto com as pessoas e com a cidade.

Alessandro Molon

Vou usar a internet para dar agilidade no acesso às informações e serviços prestados pela prefeitura. Um bom exemplo é a criação de um ambiente online, envolvendo os três níveis de governo, de modo a permitir que um empreendedor legalize sua empresa sem precisar submeter-se ao martírio das idas e vindas a inúmeras repartições.

Essa disponibilidade eletrônica permitirá a implantação de uma central de vagas no sistema de saúde, com referência e contra-referência, garantindo o acesso a leitos hospitalares, consultas especializadas, exames de imagem e exames laboratoriais.

A internet também será muito útil à prefeitura  para dar transparência às ações de minha administração. Vou botar na tela, acessível a qualquer cidadão, as informações orçamentárias, da maneira mais transparente e clara possível. Acredito que a divulgação das informações orçamentárias seja um forte instrumento para inibir a corrupção e favorecer a boa gestão pública.

As informações estarão disponíveis na internet de forma clara, e com detalhamentos importantes. Quero que os cidadãos possam saber quem está recebendo dinheiro da prefeitura, por quê está recebendo, o teor dos contratos, seus prazos, quais bens ou serviços serão entregues, e tudo o mais que for possível divulgar.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui