Personal de gestantes e mães Gizele Monteiro explica como acabar com a barriga pós-parto

De acordo com a especialista, até mesmo mulheres que tem uma rotina de musculação podem ter dificuldade em recuperar essa região do corpo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Marcado por intensas transformações emocionais e na rotina, o pós-parto também costuma impactar muito a autoestima da mulher, em especial com relação ao corpo.  Especialista em diástase e personal de gestantes, Gizele Monteiro explica que, durante a gestação, a musculatura do abdômen se altera para abrigar o bebê, bem como a disposição dos órgãos, por isso, após o parto, é esperado que a barriga não volte imediatamente aos mesmo padrões de antes da gravidez.

“A flacidez e a sensação de estar com a barriga ‘solta’ após o nascimenetodo bebê é normal. O corpo é condicionado a voltar ao ‘normal’, entretanto, esse é um procedimento que pode levar alguns meses, por isso, o primeiro passo é entender que tudo bem se o seu corpo não é mais o mesmo”, tranquiliza.

WhatsApp Image 2022 06 23 at 15.31.38 1 Personal de gestantes e mães Gizele Monteiro explica como acabar com a barriga pós-parto

A especialista aponta que uma rotina de exercícios especiais e uma dieta balanceada podem ajudar a mãe a perder os quilos adquiridos durante a gravidez, bem como a flacidez na barriga. Entretanto, no caso de mulheres que apresentam diástase, o afastamento dos músculos abdominais, é preciso fazer exercícios específicos.

“A ideia é fortalecer a musculatura do local para recuperá-lo. Muitas mães e até mesmo profissionais focam na realização de abdominais e exercícios como pranchas para devolver o abdômen lisinho para a mãe, entretanto, isso pode atrapalhar a barriga a voltar para o lugar, já que eles forçam a musculatura da barriga e do períneo”, alerta Gizele Monteiro, que é autora do livro “Vencendo a diástase”.

Advertisement

Outro ponto que a profissional chama a atenção é quanto a postura, que é afetada tanto na gestação, quanto no pós-parto. “ A postura também pode interferir a barriga de voltar ao normal, pois após o parto, a mulher usa muito a estrutura da coluna, devido a criança estar sempre no colo, bem como a postura é mais curvada devido a amamentação. Com isso, a barriga vai ficando cada vez mais solta e aparentando estar maior”, destaca.

Para trabalhar a recuperação da região abdominal, bem como tratar os casos de diástase, Gizele Monteiro recomenda exercícios específicos, focados no fortalecimento da musculatura. “O objetivo está em fazer com que os exercícios recuperem cada uma das alterações que a gravidez provocou, como a volta das costelas para o lugar e a reorganização postural dessa ãe. Outros aspectos que esses exercícios trabalham são: o fortalecimento abdominal com aproximação dos músculos, e fortalecimento pélvico, ao trabalhar o períneo e os músculos bumbum”, destaca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Personal de gestantes e mães Gizele Monteiro explica como acabar com a barriga pós-parto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui