Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) mostra que 51,5% dos cariocas que recebem 13º salário, pretendem gastá-lo, enquanto 47,3% vão quitar dívidas contraídas durante o ano e 24,7% afirmaram que vão poupar. Já 19,9% disseram que irão dar mais de um destino para o valor recebido.
De acordo com a pesquisa, entre os trabalhadores que pretendem quitar ou abater as dívidas (47,3%), 71,7% pretendem liquidar suas dívidas com o cartão de crédito, enquanto 9,3% usarão os recursos no abatimento ou quitação de financiamentos. Ao todo, 68,8% dos responderam o estudo recebem 13º salário.
Já 3,4% informaram que vão usar o benefício para pagar o cheque especial. 2,9% dos consumidores vão utilizar o 13º salário para quitar empréstimos pessoais, com exceção do cheque especial, e 2,0%, os carnês. 10,7% citaram outras dívidas a serem quitadas.
A pesquisa foi feita nos dias 01 e 02 de dezembro, com 629 trabalhadores da capital fluminense.