Pesquisa aponta que 8% das empresas criadas no país estão no Rio de Janeiro

Foram 326,2 mil novos estabelecimentos. Isso representa uma queda de 16% quando comparadas as empresas abertas no ano anterior

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa - Vista aérea dos bairros do Recreio e da Barra da Tijuca • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Um estudo do Sebrae Rio identificou que 8% das empresas abertas no país, em 2022, estão no Estado do Rio de Janeiro, totalizando mais de 326,2 mil novos estabelecimentos; uma queda de 16% quando comparadas as empresas abertas no ano anterior. As atividades que mais abriram empresas no ano passado foram promoção de vendas; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; cabeleireiros, manicure e pedicure; outras atividades auxiliares dos transportes terrestres; e fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar. Em contraponto, no estado do Rio foram fechadas mais de 144,1 mil empresas no ano passado. 

.Mais de 83,4 mil novos pequenos negócios foram criados no primeiro trimestre de 2023, que corresponde a 97% das novas empresas no período. As principais atividades abertas pelo MEI foram: cabeleireiro, manicure e pedicure; promoção de vendas; e atividades auxiliares dos transportes terrestres.  Em relação às microempresas foram: atividade médica ambulatorial restrita a consultas; serviços combinados de escritório e apoio administrativo; e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios. Já as principais atividades abertas pelas empresas de pequeno porte foram: serviços combinados de escritório e apoio administrativo; atividade médica ambulatorial restrita a consultas; e restaurantes e similares. 

“Ter o próprio negócio voltou a ser um sonho do brasileiro. É preciso criar políticas públicas e capacitar quem empreende ou quer empreender, já que os desafios são enormes. É importante que o empresário procure inovar e aprimorar seus conhecimentos em busca da sustentabilidade do seu negócio”, reforça o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga. 

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa aponta que 8% das empresas criadas no país estão no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui