Pesquisa Datafolha mostra Castro e Freixo empatados para o governo do Rio. Romário segue na frente pelo Senado

A tendência de empate técnico foi verificada nos levantamentos estimulado e espontâneo, bem como no primeiro e no segundo turno

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A corrida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro está acirrada. É o que demonstra a pesquisa Datafolha realizada à pedido da Folha de São Paulo e da TV Globo e publicada, nesta quinta-feira (18). De acordo com o levantamento Claudio Castro (PL), atual governador, conta com 26% das intenções de voto. Ao passo que Marcelo Freixo (PSB), seu principal oponente, registra 23%. Segundo os parâmetros da pesquisa tais resultados representam empate técnico entre os dois candidatos. A tendência de empate técnico foi verificada nos levantamentos estimulado e espontâneo, bem como no primeiro e no segundo turno. As informações são do G1.

Levantamento estimulado para governador:

Cláudio Castro (PL): 26%

Marcelo Freixo (PSB): 23%

Advertisement

Rodrigo Neves (PDT): 5%

Eduardo Serra (PCB): 5%

Wilson Witzel (PMB): 4%

Cyro Garcia (PSTU): 4%

Juliete (UP): 2%

Paulo Ganime (Novo): 1%

Milton Temer (PSOL): 1%

Luiz Eugênio (PCO): 0%

Branco/nulo/nenhum: 19%

Não sabe: 10%

A surpresa ficou com o ex-governador Wilson Witzel (PMB), que mesmo tendo sofrido impeachment em 2021, aparasse entre os candidatos que disputam a terceira posição no ranking, com 4% das intenções de voto. Pelas regras eleitorais, o ex-governador está inelegível por 5 anos. Fato contestado pelo seu partido que afirma estar Witzel apto a se candidatar. O candidato peemebista luta na Justiça para recuperar os direitos políticos perdidos em seu processo de impeachment.

Levantamento espontâneo para governador:

Cláudio Castro (PL): 12%

Marcelo Freixo (PSB): 11%

Atual governador: 3%

Rodrigo Neves (PDT): 1%

Outras respostas: 5%

Branco/nulo/nenhum: 10%

Não sabe: 57%

Segundo turno

Freixo: 39%

Castro: 38%

Branco/nulo/nenhum: 18%

Não sabe: 5%

Na disputa pelo Senado, o ex-jogador de futebol, Romário (PL) leva a melhor com mais do dobro das intenções de voto em relação ao segundo colocado, Alessandro Molon (PSB): 31% e 12%, respectivamente. Romário está em seu mandato como senador e espera conquistar mais 8 anos de atividades congressuais.

Romário (PL): 31%

Alessandro Molon (PSB): 12%

Cabo Daciolo (PDT): 11%

Daniel Silveira (PTB): 7%

Clarissa Garotinho (União Brasil): 4%

André Ceciliano (PT): 3%

Bárbara Sinedino (PSTU): 2%

Raul (UP): 1%

Itagiba (Avante): 1%

Hiran Roedel (PCB): 0%

Branco/nulo/nenhum: 19%

Não sabe: 10%

No indicador rejeição, Wilson Witzel ganhou com ampla margem de intenções de voto: 50%; contra Marcelo Freixo que é o segundo candidato mais rejeitado pela população fluminense, com 26%. Em terceiro lugar vem o atual governador, com 21%. Os candidatos conhecidos pela população menos rejeitados são Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito de Niterói; e Paulo Ganime (Novo), ambos com 13% de rejeição.

Levantamento relacionado à rejeição dos candidatos:

Wilson Witzel (PMB): 50%

Marcelo Freixo (PSB): 26%

Cláudio Castro (PL): 21%

Juliete Pantoja (UP): 19%

Milton Temer (PSOL): 16%

Cyro Garcia (PSTU): 16%

Eduardo Serra (PCB): 15%

Paulo Ganime (Novo): 13%

Rodrigo Neves (PDT) – 13%

Luiz Eugênio Honorato (PCO) – 12%

Votariam em todos – 2%

Rejeita todos – 8%

O Datafolha também quis saber dos eleitores como eles avaliam a atual gestão do governador Cláudio Castro. Somando-se os percentuais de Ótimo/Bom (25%) e Regular (41%), o governo de Castro registra 66% de avaliação positiva por parte dos eleitores fluminenses.

Ótimo/Bom: 25%

Regular: 41%

Ruim/Péssimo: 23%

Não sabe: 10%

A pesquisa da Datafolha foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número RJ-05939/2022. No levantamento foram entrevistadas 1.204 pessoas em 34 municípios fluminenses, entre 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa Datafolha mostra Castro e Freixo empatados para o governo do Rio. Romário segue na frente pelo Senado
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. O tristíssimo é ter Marcelo Freixo (PSB), Eduardo Serra (PCB), Cyro Garcia (PSTU) e Milton Temer (PSOL) pontuando algo além dos votos deles próprios e da mãe deles. Todas as ideias dessa tchurminha fedem a mofo e já foram reprovadas pelo trilho da história.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui