O Carnaval de 2025 promete um impacto significativo na economia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com uma movimentação estimada em R$ 609 milhões, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ). O levantamento, feito entre 17 e 20 de fevereiro, ouviu 1.099 consumidores e apontou que o gasto médio nos quatro dias de folia será de R$ 261 por pessoa.
A pesquisa revelou que os principais gastos dos foliões serão com alimentação e bebidas não alcoólicas (86,9%), seguidos por bebidas alcoólicas (48%) e transporte (38,2%), incluindo ônibus, carro particular e gasolina. Além disso, 10,1% dos entrevistados declararam que destinaram ou pretendem destinar parte do orçamento para fantasias e acessórios.
Turismo no estado
Entre os entrevistados, 13,9% disseram que planejam viajar dentro do estado durante o Carnaval. Cabo Frio lidera a lista dos destinos mais procurados, com 3,5% da preferência, seguido por Arraial do Cabo (1,7%).
A maioria dos viajantes optará por hospedagem em casa própria ou de familiares e amigos (71,8%). Já 9,9% afirmaram que ficarão em pousadas, enquanto 5,8% preferem imóveis ou quartos alugados por fora das plataformas digitais. Entre as opções online, 5,3% escolheram o Airbnb, e 4,6% planejam se hospedar em hotéis.
Como os foliões vão aproveitar o Carnaval?
Quando questionados sobre os planos para os dias de festa, 61,6% responderam que pretendem descansar e aproveitar o tempo livre. Outros 22,6% afirmaram que vão trabalhar durante o período, enquanto 15,8% planejam participar de blocos de rua, desfiles de escolas de samba e festas.