Pesquisa Gerp para governador do Rio mostra Castro na frente de Freixo por 4 pontos

Cláudio Castro teve um crescimento de 5 pontos percentuais, alcançando 27% das intenções de voto. Já Marcelo Freixo, teve um aumento de 2 pontos, ficando com 23% das intenções; os números indicam empate técnico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Pesquisa realizada pelo Instituto Gerp, na quarta-feira, (13/07), para governador do Rio de Janeiro aponta que Cláudio Castro (PL), atual governador do estado, aparece com 27% das intenções de voto, seguido do deputado federal Marcelo Freixo (PSB), com 23%.

Os números indicam empate técnico.

Castro registra crescimento de 5 pontos percentuais desde a última pesquisa do mesmo instituto, feita em maio, quando obteve 22%. Já Freixo teve, entre maio e julho, um crescimento de 2 pontos percentuais e está com 21%. E em terceiro lugar aparece Rodrigo Neves (PDT), com 11%.

Na sequência, Felipe Santa Cruz (PSD), com 2%. Eduardo Serra (PCB), Coronel Emir Larangeira (PMB), Paulo Ganime (Novo) e Cyro Garcia (PSTU) obtiveram 1% cada um.

Advertisement

“Nenhum deles” ou “não sabe” somam 40%, o que indica um índice ainda alto de indefinição.


Cenário estimulado

Quando o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado. Veja a lista abaixo:

Cláudio Castro (PL): 27%

Marcelo Freixo (PSB): 23%

Rodrigo Neves (PDT): 11%

Felipe Santa Cruz (PSD): 2%

Eduardo Serra (PCB): 1%

Coronel Emir Larangeira (PMB): 1%

Paulo Ganime (Novo): 1%

Cyro Garcia (PSTU): 1%

Nenhum deles: 18%

Não sabe: 15%


Cenário espontâneo

Quando o entrevistado é convidado a citar o nome de sua preferência sem que lhe seja apresentada uma lista dos candidatos.

Cláudio Castro (PL): 15%

Marcelo Freixo (PSB): 14%

Rodrigo Neves (PDT): 5%

Felipe Santa Cruz (PSD): 0%

Paulo Ganime (Novo): 0%

Eduardo Serra (PCB): 0%

Coronel Emir Larangeira (PMB): 0%

Outros: 1%

Não sabe: 65%


Rejeição:

Marcelo Freixo é o candidato com a maior rejeição, sendo 33% e Cláudio Castro tem rejeição de 17%.

O Gerp fez 1.500 entrevistas por telefone entre os dias 6 e 13 de julho.

Pontos fortes e fracos

Um estudo realizado pela Genial/Quaest indica que a diferença entre os eleitores dos dois pré-candidatos com melhores posições na corrida do Rio, Castro e Freixo, ocorrem principalmente em recortes de sexo e idade e no critério geográfico.

Se Castro e Freixo estão empatados na margem erro entre as mulheres (22% votam no pré-candidato do PSB e 18% no atual governador), o pré-candidato do PL tem vantagem de nove pontos percentuais entre os homens (31% a 22%). Já Marcelo Freixo lidera entre os mais jovens (25% a 14%), enquanto Castro tem vantagem no eleitorado mais velho (27% a 20%, na faixa acima de 60 anos).

Já no critério regional, Marcelo também tem vantagem de nove pontos entre os eleitores da capital (31% a 23%), enquanto Castro vence na Baixada Fluminense (24% a 17%) e no interior do estado (24% a 15%).

Outro recorte do eleitorado em que há diferenças nas intenções de voto é a religião. Castro tem 28% dos votos de evangélicos, contra 13% de Freixo. Entre os católicos, a distância diminui: o atual governador, que é católico e cantor gospel, soma 26% das intenções de voto, contra 20% do deputado federal. Já entre os que não têm religião, Freixo chega a 32% dos votos, contra 15% de Castro.

Não há diferença relevante nos percentuais de Castro e Freixo nas faixas de renda e escolaridade. Ambos registram alta em suas intenções de voto conforme sobe o grau de instrução e a renda familiar. Os dois somam 18% cada entre os eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos e, considerando a margem de erro, têm percentuais próximos entre os mais ricos (Castro soma 30%, e Freixo 24%).

A Genial/Quaest ouviu 1.200 entrevistados com mais de 16 anos presencialmente no Estado do Rio, entre os dias 8 e 11 de julho. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada com o número RJ-05160/2022 na Justiça Eleitoral.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa Gerp para governador do Rio mostra Castro na frente de Freixo por 4 pontos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. A página defende o governador, logo não dá publicidade a pesquisa da Genial/Quaest que mostrou um cenário bem menos agradável pro Castro. Diário do Rio está quase virando o Diário Oficial do Rio, rs.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui