Pesquisa inédita mostra times do nordeste com mais torcida que clubes cariocas

A pesquisa contou com 2 mil entrevistas presenciais em 126 municípios de todo o Brasil, entre os dias 1 e 5 de junho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Torcidas de Fluminense e Botafogo (Foto: Delmiro Junior

Nesta terça-feira (19/07), data em que se comemora o “Dia Nacional do Futebol”, uma pesquisa divulgada pelo jornal O Globo mostrou que alguns torcedores de times cariocas não tem muito o que celebrar, pelo menos quando o assunto é tamanho da torcida.

O inédito levantamento sobre o tamanho das torcidas do futebol brasileiro foi realizado em parceria com o instituto Ipec, formado por executivos que fizeram parte do Ibope. Nele, equipes do Rio de Janeiro, como Botafogo e Fluminense, aparecem nas 12º e 15º, respectivamente.

Mas o grande fator que chama atenção, é de que torcidas de times nordestinos, como Bahia, Fortaleza e Sport, estão melhores ranqueadas em relação a dupla carioca. O Bahia, por exemplo, é o 11º em número de torcedores no Brasil, ficando a frente de Botafogo e Fluminense, algo que poucas vezes se viu em pesquisas anteriores.

O caso do tricolor carioca chama ainda mais atenção, uma vez que ele também perde em número de torcedores para o Fortaleza e o Sport, respectivamente, 13º e 14º na relação que pode ser vista abaixo.

Advertisement

Flamengo segue no topo e Vasco supera Grêmio

A parte boa para os clubes da Cidade Maravilhosa, é que o Flamengo e o Vasco ocupam o top 5 do ranking. O rubro-negro permanece soberano na primeira colocação, enquanto o Gigante da Colina surge na frente de nomes como o Grêmio, Internacional, Santos e Atlético-MG.

Aliás, uma outra pesquisa divulgada recentemente pela Sport Track, em um relatório da consultoria Convocados, em parceria com a XP, colocava o Vasco abaixo do Grêmio, o que gerou revolta por parte dos Cruzmaltinos, na ocasião.

Veja as 26 maiores torcidas do País: 

1) Flamengo: 21,8%

2) Corinthians: 15,5%

3) São Paulo: 8,2%

4) Palmeiras: 7,4%

5) Vasco: 4,2%

6) Grêmio: 3,2%

7) Cruzeiro: 3,1%

8) Inter: 2,2%

9) Santos: 2,2%

10) Atlético-MG: 2,1%

11) Bahia: 1,7%

12) Botafogo: 1,3%

13) Fortaleza: 1,3%

14) Sport: 1,2%

15) Fluminense: 1,1%

16) Paysandu: 0,9%

17) Ceará: 0,8%

18) Vitória: 0,7%

19) Seleção brasileira: 0,7%

A pesquisa contou com 2 mil entrevistas presenciais em 126 municípios de todo o Brasil, entre os dias 1 e 5 de junho. O índice de confiança é de 95%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa inédita mostra times do nordeste com mais torcida que clubes cariocas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Eu acredito que pessoas de cada estado devem privilegiar os clubes do seu estado. Por muitos anos a Globo privilegiou Flamengo, principalmente, e Corinthians, obrigando a que todos assistissem apenas os jogos desses times nos domingos à tarde. Evidentemente, em todo o Brasil havia torcedores desses clubes, em detrimento de seus próprios clubes. Com internet, tudo ficou mais democrático, facilitando a vida das pessoas de cada estado poderem assistir as partidas dos seus times. E que cada um brigue pelos seus. Chega de imposição.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui