Em meio ao início oficial do período eleitoral, a partir de terça-feira (16/08), o Ipec (antigo Ibope) divulgou, nesta segunda (15/08), pesquisa atualizada sobre as intenções de voto da população do Rio de Janeiro ao Governo do Estado.
O atual governador, Cláudio Castro (PL), que tenta a reeleição, está tecnicamente empatado com Marcelo Freixo (PSB). Eles têm, respectivamente, 21% e 17% das intenções do público fluminense para o 1º turno da disputa.
Completando o top-5, aparecem Rodrigo Neves (PDT), com 5%; Wilson Witzel (PMB), com 4%; e Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Pantoja (UP), todos com 3%.
Confira o ranking completo
- Cláudio Castro (PL) – 21%
- Marcelo Freixo (PSB) – 17%
- Rodrigo Neves (PDT) – 5%
- Wilson Witzel (PMB) – 4%
- Cyro Garcia (PSTU) – 3%
- Eduardo Serra (PCB) – 3%
- Juliete Pantoja (UP) – 3%
- Paulo Ganime (Novo) – 1%
- Luiz Eugênio (PCO) – 0%
- Nulos e brancos – 29%
- Não sabe/Não respondeu – 10%
Vale ressaltar que Milton Temer, que seria o candidato do PSOL ao cargo, não vai mais concorrer, pois o partido decidiu apoiar Freixo. Ele tinha 1% das intenções.
Outro ponto importante a ser mencionado é que, de acordo com o Tribunal de Justiça do RJ, o ex-governador Wilson Witzel, que sofreu impeachment em 2021, está inelegível por 5 anos, não podendo ocupar nenhum cargo público durante esse período. Ele, porém, tenta recuperar seus direitos judicialmente.
A pesquisa Ipec tem margem de erro de 3 pontos percentuais, seja para mais ou para menos. Ao todo, foram entrevistadas 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto, em 37 municípios fluminenses.
Flávio
16 de agosto de 2022 At 10:57
Sou Funcionário Público do Estado (SEEDUC-RJ) e passamos, com a tal de Benedita e Sérgio Cabral, péssimos anos: salário atrasado, pagamento no 10º dia útil, 13º atrasado, parcelado etc. Nossa vida era um inferno: ficávamos pagando juros para os bancos, pois não tínhamos dia certo para receber o pagamento, logo, tínhamos que recorrer ao Cheque Especial etc. Agora recemos no 3° dia útil e o 13º está sendo pago certinho (1ª metade no meio do ano e a 2ª metade no final do ano). Ou seja, estamos sendo respeitados!. Todos os Funcionários Públicos do Estado, que são honestos… e não comunistas fanáticos/boçais/lunáticos sabem do que estou falando, da realidade/verdade.
Eu achava que o Cláudio Castro seria a continuação de Sérgio Cabral, mas NÁO, não foi e nem está sendo: colocou pessoas competentes, da área, pra gerir as finanças/Economia do nosso Estado – tirou o Rio de Janeiro do fundo poço e tem feito, na minha opinião: um ótimo governo para o nosso Rio de Janeiro. Não tenho partido, vivo na realidade!.
Esquerda/comunismo NUNCA MAIS: estes maldivos acabam com tudo que botam as mãos: vide Venezuela, Argentina e, agora, o Chile – é só pobreza e miséria, tristeza e sofrimento para o Povo!.
Vamos votar:
Cláudio Castro Governador!!!.
Bolsonaro Presidente!!!.
Faz mais sentido. Aquele instituto prefab sprout acerta em que Castro deve ganhar, mas o Freixo não está assim tão atrás. Esta pesquisa aqui parece mais ajustada. Tem muito eleitor do Freixo, que não sumiu do nada.