Pesquisa Ipec aponta Castro com 21% e Freixo 17% nas intenções de voto ao Governo do RJ

Devido à margem de erro de 3% para mais ou menos, Cláudio Castro e Marcelo Freixo estão tecnicamente empatados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Respectivamente, Cláudio Castro e Marcelo Freixo (Foto: Reprodução)

Em meio ao início oficial do período eleitoral, a partir de terça-feira (16/08), o Ipec (antigo Ibope) divulgou, nesta segunda (15/08), pesquisa atualizada sobre as intenções de voto da população do Rio de Janeiro ao Governo do Estado.

O atual governador, Cláudio Castro (PL), que tenta a reeleição, está tecnicamente empatado com Marcelo Freixo (PSB). Eles têm, respectivamente, 21% e 17% das intenções do público fluminense para o 1º turno da disputa.

Completando o top-5, aparecem Rodrigo Neves (PDT), com 5%; Wilson Witzel (PMB), com 4%; e Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Pantoja (UP), todos com 3%.

Confira o ranking completo

  • Cláudio Castro (PL) – 21%
  • Marcelo Freixo (PSB) – 17%
  • Rodrigo Neves (PDT) – 5%
  • Wilson Witzel (PMB) – 4%
  • Cyro Garcia (PSTU) – 3%
  • Eduardo Serra (PCB) – 3%
  • Juliete Pantoja (UP) – 3%
  • Paulo Ganime (Novo) – 1%
  • Luiz Eugênio (PCO) – 0%
  • Nulos e brancos – 29%
  • Não sabe/Não respondeu – 10%

Vale ressaltar que Milton Temer, que seria o candidato do PSOL ao cargo, não vai mais concorrer, pois o partido decidiu apoiar Freixo. Ele tinha 1% das intenções.

Outro ponto importante a ser mencionado é que, de acordo com o Tribunal de Justiça do RJ, o ex-governador Wilson Witzel, que sofreu impeachment em 2021, está inelegível por 5 anos, não podendo ocupar nenhum cargo público durante esse período. Ele, porém, tenta recuperar seus direitos judicialmente.

A pesquisa Ipec tem margem de erro de 3 pontos percentuais, seja para mais ou para menos. Ao todo, foram entrevistadas 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto, em 37 municípios fluminenses.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

2 COMENTÁRIOS

  1. Flávio
    16 de agosto de 2022 At 10:57
    Sou Funcionário Público do Estado (SEEDUC-RJ) e passamos, com a tal de Benedita e Sérgio Cabral, péssimos anos: salário atrasado, pagamento no 10º dia útil, 13º atrasado, parcelado etc. Nossa vida era um inferno: ficávamos pagando juros para os bancos, pois não tínhamos dia certo para receber o pagamento, logo, tínhamos que recorrer ao Cheque Especial etc. Agora recemos no 3° dia útil e o 13º está sendo pago certinho (1ª metade no meio do ano e a 2ª metade no final do ano). Ou seja, estamos sendo respeitados!. Todos os Funcionários Públicos do Estado, que são honestos… e não comunistas fanáticos/boçais/lunáticos sabem do que estou falando, da realidade/verdade.
    Eu achava que o Cláudio Castro seria a continuação de Sérgio Cabral, mas NÁO, não foi e nem está sendo: colocou pessoas competentes, da área, pra gerir as finanças/Economia do nosso Estado – tirou o Rio de Janeiro do fundo poço e tem feito, na minha opinião: um ótimo governo para o nosso Rio de Janeiro. Não tenho partido, vivo na realidade!.
    Esquerda/comunismo NUNCA MAIS: estes maldivos acabam com tudo que botam as mãos: vide Venezuela, Argentina e, agora, o Chile – é só pobreza e miséria, tristeza e sofrimento para o Povo!.

    Vamos votar:
    Cláudio Castro Governador!!!.
    Bolsonaro Presidente!!!.

  2. Faz mais sentido. Aquele instituto prefab sprout acerta em que Castro deve ganhar, mas o Freixo não está assim tão atrás. Esta pesquisa aqui parece mais ajustada. Tem muito eleitor do Freixo, que não sumiu do nada.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui