Pesquisa mostra Claudio Castro na liderança em Campos

Pesquisa Prefab Future mostra Claudio Castro na liderança em Campos dos Goytacazes e mostra que associação com prefeitos aprovados pela população funciona

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Phillipe Lima

A estratégia de se alinhar e fazer parcerias com prefeitos aprovados pela população vem alavancando a candidatura de Claudio Castro. Pesquisa da Prefab Future em Campos, a cidade mais populosa do Norte Fluminense, põe o governador em primeiro lugar na intenção de votos estimulada. Realizada entre os dias 20 e 24 de julho, com 600 entrevistas, e margem de erro de 4%, a sondagem tem os seguintes resultados:

ESTIMULADA

  • Claudio Castro – 14%
  • Marcelo Freixo – 5%
  • Rodrigo Neves – 1%
  • Não sabe/Indeciso – 51,5%
  • Nenhum deles – 28%
  • Tarcisio Motta – 0,5
  • Waguinho – 0%
  • Paulo Ganime – 0%
  • Felipe Santa Cruz – 0%
  • Andre Monteiro – 0%
  • Washington Quaquá – 0%

A pesquisa mostra, também, que a eleição está absolutamente aberta. Entre os que estão indecisos e não sabem em quem votar são mais de 50% da população. E, entre os que rejeitam todos eles, 28%. O cenário, portanto, exibe a possibilidade de abrir a cartela para um candidato de centro mais conhecido do eleitorado. Nesse sentido, a pré-candidatura a governador do vereador Cesar Maia, recém-revelada em entrevista ao repórter Cassio Bruno na revista “Veja”, ou de um nome com esse perfil mais ao centro e mais conhecido do eleitorado, pode gerar um candidato competitivo.

No caso de Castro, a associação com o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, já mostra resultados, uma manobra importante numa cidade com mais de 500 mil pessoas. A reabertura do Restaurante Popular no município, uma iniciativa do então governador Anthony Garotinho inaugurada na Central do Brasil em 2000, e outras ações em parceria com o governo do estado, mostram que os votos de Castro estão conectadas com a administração de Wladimir. O prefeito de Campos tem 79% de aprovação entre Muito Bom, Bom e Regular Positivo.

Advertisement

Tal impressão é reforçada pela avaliação da população de Campos em relação à administração Claudio Castro. Aqui os números:

AVALIAÇÃO DO GOVERNO CLAUDIO CASTRO

Muito bom – 1%
Bom – 15%
Regular positivo – 13%
Regular negativo – 6%
Ruim – 5%
Muito ruim – 4%
Não sabe – 56%

A população não sabe ao certo avaliar a administração do governador, mas identifica sua presença na cidade em benfeitorias relacionadas ao governo municipal.

Na primeira pesquisa ao governo do estado realizada pela Prefab, em abril desse ano, a cartela de candidatos tinha os nomes de prefeitos reeleitos com mais de 70%, mais a presença do ex-governador Anthony Garotinho e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. A inclusão foi uma decisão dos executivos da Prefab Future para entender as lideranças regionais. Sem o posicionamento oficial de suas candidaturas e com a associação recente dos prefeitos citados na pesquisa de abril com Claudio Castro, a Prefab tirou esses nomes da cartela da pesquisa de Campos. Garotinho, que deve se candidatar a deputado federal, e Eduardo Paes, que deve se manter prefeito, também foram retirados da cartela.

A próxima pesquisa da Prefab Future para o governo do estado, programada para setembro desse ano, deve incluir o nome de Cesar Maia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa mostra Claudio Castro na liderança em Campos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui