Pesquisa mostra que com redução dos ‘gatos’, consumidores pagariam 26% a menos na conta de luz

Estudo do Instituto Escolhas revela que a tarifa de energia seria menor nos municípios fluminenses atendidos pela distribuidora se o número de ligações elétricas clandestinas caísse ao nível da média nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

De acordo com pesquisa do Instituto Escolhas, as 10 milhões de pessoas atendidas pela Light em 31 municípios do Rio de Janeiro economizariam 26% na conta de luz se as perdas decorrentes das ligações clandestinas, conhecidas como gatos, fossem reduzidas para o nível médio nacional.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, dia 29 de junho na onepage “Mais da metade do RJ poderia pagar 26% menos na conta de luz”, elaborada pelo Escolhas, em parceria com pesquisadores do GENER/NIMAS – Universidade Federal Fluminense.

“Uma economia de 26% não seria possível nem reduzindo os impostos, nem apagando a luz”, explica Juliana Siqueira-Gay, gerente de projetos do Escolhas e responsável pela pesquisa, ainda em curso.

“Hoje a conta dos ‘gatos’ é paga por todos os consumidores. Se combatermos essas perdas, ajudaria na conta de luz de todo mundo”, defende a gerente de projetos do Escolhas.

Advertisement

Em números absolutos, as perdas decorrentes dos “gatos” na região atendida pela Light chegam a R? 1,9 bilhão mensais, tendo em vista os valores da tarifa média com impostos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa mostra que com redução dos 'gatos', consumidores pagariam 26% a menos na conta de luz
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. acho que a light chuta forte e erra o gol vergonhosamente. isso é pura estimativa. e cortem os gatos hoje que o preço continuará o mesmo. como o consumo reduziu e ela paga energia das termelétricas, ficará no mesmo.

  2. Kkkkk
    Querem que a população fiscalizar por eles e jogam uma isca descarada dessas.
    Também foi dito que se pagasse os pelas bagagens, as passagens aéreas seriam reduzidas.
    Viva o gato!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui