Pesquisa mostra que maior parte dos alunos do Rio de Janeiro já tiveram relações sexuais

Dados foram analisados pelo Instituto Rio21 e pesquisaram jovens de 13 a 17 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) e analisados pelo Instituto Rio21, mostram informações sobre a saúde sexual dos alunos cariocas de 13 a 17 anos.

Segundo a Diretora de Pesquisa do Instituto Rio21, Ana Flávia Assumpção: “Os dados analisados indicam que a proporção de estudantes entre 13 e 17 anos que já tiveram relação sexual é maior em escolas públicas que em escolas privadas. Enquanto 44,6% dos estudantes de escolas públicas já transaram alguma vez, esse número caí para 27,9% no caso de escolas privadas, apresentando uma diferença de 16,7 pontos percentuais entre as dependências administrativas do Rio de Janeiro.”

image 12 Pesquisa mostra que maior parte dos alunos do Rio de Janeiro já tiveram relações sexuais
Percentual de escolares de 13 a 17 anos que tiveram relação sexual alguma vez, por dependência administrativa da escola. Fonte: PeNSE 2019. Elaboração: Instituto Rio21

Dentre os que já tiverem relações sexuais, a taxa de uso de preservativos na última relação sexual é ligeiramente maior entre os estudantes de dependências administrativas privadas. Cerca de 55,2% dos escolares de escolas privadas utilizaram camisinha na última relação sexual. Por sua vez, a taxa entre os escolares de escolas públicas foi de 49,8%.

image 13 Pesquisa mostra que maior parte dos alunos do Rio de Janeiro já tiveram relações sexuais

Percentual de escolares de 13 a 17 anos, dentre os que já tiveram relações sexuais, em que um dos parceiros usou camisinha (preservativo) na última, por dependência administrativa da escola. Fonte: PeNSE 2019. Elaboração: Instituto Rio21.

Figura 2 – Percentual de escolares de 13 a 17 anos, dentre os que já tiveram relações sexuais, em que um dos parceiros usou camisinha (preservativo) na última, por dependência administrativa da escola. Fonte: PeNSE 2019. Elaboração: Instituto Rio21.

Advertisement

Por volta de 2/3 dos estudantes que usaram preservativo na última relação sexual, adquiriram a camisinha na farmácia, mercado, loja ou no serviço de saúde. Apenas 6,5% conseguiram o preservativo com mãe, pai ou responsável; 5,9% com um(a) amigo(a); e 2,6% na escola.

image 14 Pesquisa mostra que maior parte dos alunos do Rio de Janeiro já tiveram relações sexuais
Percentual de escolares de 13 a 17 anos, dentre os que já tiveram relações sexuais, que usaram camisinha na última relação sexual, por modo como conseguiu o preservativo. Fonte: PeNSE 2019. Elaboração: Instituto Rio21

A pesquisa também analisou quais outros métodos são utilizados pelos adolescentes para evitar gravidez. De acordo com os dados, o principal método utilizado é a pílula anticoncepcional, com 48,0% dos escolares o tendo utilizado em sua última relação sexual. No entanto, a pílula do dia seguinte, que é uma contracepção de emergência, também foi utilizada amplamente: cerca de 14,5% dos estudantes a utilizaram na última relação sexual.

image 15 Pesquisa mostra que maior parte dos alunos do Rio de Janeiro já tiveram relações sexuais
Percentual de escolares de 13 a 17 anos, dentre os que já tiveram relações sexuais, que utilizaram outro método para evitar gravidez (exceto preservativo) na última relação sexual, por tipo de método utilizado. Fonte: PeNSE 2019. Elaboração: Instituto Rio21

Vale ressaltar que a proporção de escolares mulheres de 13 a 17 anos, dentre aquelas que já tiveram relação sexual, que já engravidou alguma vez na vida é maior em dependências administrativas públicas do que privadas. Enquanto 7,2% das estudantes de escolas públicas engravidaram pelo menos uma vez, essa taxa caí para 4,8% no caso de escolas privadas.

image 16 Pesquisa mostra que maior parte dos alunos do Rio de Janeiro já tiveram relações sexuais
Percentual de escolares mulheres de 13 a 17 anos, dentre aquelas que já tiveram relação sexual, que engravidou alguma vez na vida, por dependência administrativa escolar. Fonte: PeNSE 2019. Elaboração: Instituto Rio21

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa mostra que maior parte dos alunos do Rio de Janeiro já tiveram relações sexuais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui