Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O carioca anda meio pessimista, ao ponto de defender um banqueiro carioca que não investe no Rio de Janeiro, mas isso não impediu que na pesquisa sobre os hábitos dos cariocas feita pelo Instituto Rio21, a pedido do DIÁRIO DO RIO, mostrasse que o carioca se acha, e não é pouco não, se acha muito.

O Carioca é Mais Bonito

Os pesquisados até acham que o carioca é descompromissado, estão insatisfeitos com a cidade, mas quando se trata de si mesmo, as opiniões só são favoráveis. Por exemplo, 45,7% acham que os cariocas são os mais bonitos do Brasil, enquanto apenas 27.3% acham que a afirmação “Os cariocas e as cariocas são mais bonitos, em comparação com as outras cidades do Brasil“.

E é na Zona Sul e no Centro do Rio que estão a maioria que se acha mais, 56% concordam que o carioca é mais bonito. E no Centro apenas 10% discordam da afirmação, enquanto na Zona Sul 24% discordam. Na Zona Norte é onde se encontra a pior taxa, 42% concordam, enquanto 30% discordam.

Quanto a idade, o percentual é, em geral, parecido:

Carioca, o melhor sotaque do Brasil

Mas se resta dúvida se o carioca é ou não o mais bonito do Brasil, quando perguntados se “O melhor sotaque do Brasil é o carioca“, aí é lavada 65% concordam com a afirmação, enquanto apenas 21% discordam. E olha que é o sotaque do carioca o oficial do Brasil.

E não importa a região da cidade, sempre mais que 60% acham o sotaque carioca o melhor do Brasil:

Interessante que quando a divisão é entre faixa etária, os muito jovens 16 a 24 anos e os mais velhos, acima de 70 anos, são os que tem maior taxa de discordância. Apesar disso, entre os idosos 50% acham o sotaque carioca melhor:

Os Cariocas são mais simpáticos

Mas de algo não resta dúvida, quando perguntados pelo Instituto Rio21 se os cariocas são os mais simpáticos, 71,8% concordaram com a opinião, sendo que 51,2% concordaram muito. Apenas 15,1% discordaram! É muita simpatia para pouca cidade.

E a opinião é igual praticamente em toda a cidade, mesmo na Zona Norte que tende a ter uma visão mais negativa do Rio de Janeiro.

Novamente, apenas entre os mais velhos e os mais jovens há uma discrepância sobre o grau de ego do carioca. Mas não muito, enquanto entre os 16 e 24 anos é de 63%, acima de 70 é de 59%.

Carioca usa chinelo em qualquer situação

E a pesquisa do Instituto Rio21 quis saber também sobre a elegância do carioca, ou melhor, do despojamento do carioca e perguntou o grau de concordância sobre a afirmação “Os cariocas usam chinelo em qualquer situação“, 82,5% concordam com a afirmação e apenas 11% discordou. Se pensar que no meio de casamentos no Rio de Janeiro distribuem chinelos, é verdade a afirmação.

A opinião é praticamente igual em toda as regiões da cidade:

E só entre aqueles com mais de 70 anos há um grau de discordância maior. É aquele povo que viveu a Belle Époque carioca.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Rio21, com 714 respondentes, entre os dias 10 de fevereiro e 8 de março. Por amostra não probabilística ponderada por características populacionais (faixa etária, zona da cidade de moradia e raça, segundo dados do Censo 2010 (IBGE) para a cidade do Rio de Janeiro)

51 COMENTÁRIOS

  1. Ninguém do Brasil confia no carioca,aí a bonitinha lá de cima do primeiro comentário vem dizer que leva a fama pq o Rio está cheio de nordestino,me poupe né? Povozinho ruim mesmo,e o sotaque é o pior de todos,pois fiquem tranquilos que a nordestina aqui não faz questão nenhuma de morar nessa terrinha de vocês,podem ficar com suas maiores favelas do Brasil,com suas malandragens,com os bestas,pq eu vivo muito bem obrigada no Nordeste.

  2. Só sei que todos os comentários maldosos sobre os cariocas Só nos prejudica cada vez mais.
    O RJ infelizmente está cheio de nordestinos a população que se agrega na cidade é imensa fazendo que surge mais desempregos, miséria etc… por conta do caos que está nesta cidade fui buscar oportunidades de trabalho no Paraná, só aí pude observar o quanto nossa fama é ruim, basta dizer que sou carioca e ter que da adeus algumas oportunidades, pois acham que todos são malandros, preguiçosos e bandidos… e isso é uma grande injustiça, muitos cariocas são generosos, trabalhadores, inteligentes e amigos.
    Fico indignada.

  3. Prefiro ser visto com caipira por alguns cariocas do que ser um carioca e ser visto como malandro, preguiçoso e mal educado pelo resto do Brasil! Não é à toa que a maior parte das coisas ruins no Brasil surgiram no Rio.

    • A mais pura verdade. A maioria deles são preconceituosos, e odeiam nordestinos. Uma vez aconselhei a um conhecido carioca que reclamava e zoava do meu jeito de sambar: “você deveria ter mais humildade”. Ele nunca mais reclamou nem zoou de mim. Todo mundo que não é carioca sempre tem um episódio lamentável envolvendo um carioca.

  4. Só um lugar proviciano como o Rio do Tiroteio necessita fazer uma pesquisa dessas para demonstrar o ufanismo de seus nativos! Precisam disso para manterem a auto-estima elevada nessa selva maravilhosa!!!

  5. Como carioca RADEZ, O QUE POSSO FALAR PARA TODOS QUE NAO SAO DAQUI E QUEREM VIDA BOA E CASA DOADA PELO GOVERNO. É QUE AQUI O DINHEIRO NÃO É PÚBLICO NÃO SENHOR,É DINHEIRO DE CONTRIBUINTE COMO EU QUE TEM A CARTEIRA ASSINADA DESDE OS 16 ANOS DE IDADE E NUNCA PEDI E NEM RECEBI NADA DE MÃO BEIJADA, ISSO SENDO CONTRIBUINTE DESDE GAROTO. TOMEM VERGONHA NA CARA E RESPEITEM OS VERDADEIROS DONOS DESSA TERRA.

  6. Acho que nós cariocas deveríamos nos preocuparmos com a degradação e a qualidade de vida que atualmente não existe nessa cidade. A cidade virou uma espécie de Bagdá das Américas, tomada pelo poder paralelo e a pessoa ainda tem a coragem de colocar uma reportagem dessas.
    Deveríamos nos preocupar em melhorar o sistema de metrô que é ridículo, a balneabilidade das praias da Baía de Guanabara (uma pena estar poluída) e outros problemas como desigualdade social, tiroteios constantes, “elite” e camada popular promovendo desrespeito às leis. Vide as festas clandestinas do Leblon à Santa Cruz em plena crise da pandemia.
    Gostaria que o Rio tivesse mais qualidade de vida para sua população aproveitando seus potênciais histórico, arquitetónico e natural.

    • Sim…xenofobia mesmo!!!Qdo vem alguém de outro estado,falar mal de carioca,num jornal carioca,para cariocas,e mesmo morando aqui,ainda por cima!!!Tem ódio dos cariocas(mesmo a maioria dos ditos “cariocas” sendo forasteiros)!!!
      Quem não gostar da cidade,ou do povo CAIA FORA,e volte para o buraco daonde saiu!!
      PS,xenofobia é para quem é de outro país,mas os recalcados vibram pra falar mal de carioca!!!

  7. Kkkkk Boa tarde! Realmente, a gente tem uma particularidade devido a mídia globosta, e vocês assistem em todo o país, infelizmente aqui é tudo isso de ruim e mais um pouco, mas verdade tem que ser dita: São Paulo e o Sul é ridículo, eles sim se acham, é só vocês darem uma pesquisada na história do país, mas, salvaguarda a influência cultural de cada lugar, sem querer dar uma de Jung, mas tem a ver com o tipo, o carioca sangue puro mesmo kkkk é malandro e por muitas vezes até demais e pode ser ruim pra certas pessoas, mas aí fica a dica: se tu não gosta de um povo extrovertida e que tem o rei na barriga por causa da cultura particular da monarquia francesa, não venha ora cá, não tamos nem aí pra vocês e não precisamos de vocês, somos todos Brasil, mas se isso aqui fosse sério, seria uma república federativa e cada um teria sua autonomia governamental, aí vocês iriam ver de não somos o melhor lugar, infelizmente a inveja cega a realidade, e muito do nosso problema é culpa da estratificação social assim como em são Paulo, por fim, vejam quem mais agrega para o país e depois falem se o RJ não é maioral mesmo com toda merda e imagina se não tivesse tais merdas…!

  8. Concordo plenamente que o carioca “se acha” e a meu ver é com toda razão ??
    Sou carioca, tenho 39 anos, morei até os 24 anos em Irajá na zona norte e nos últimos 15 anos em Senador Camará na zona oeste da capital.

  9. O carioca não é nem um pouco e nem muito simpático e muto menos tem o melhor sotaque do país!!! A maioria deles são sujos(desonestos e preconceituosos com quem não é do Rj), ” apenas valoriza a terrinha deles(as) “, que infelizmente pessoas de outros estados não fazem isso para defender o que tem! Tem outro detalhe, a pesquisa foi feita por uma empresa do próprio Rio de janeiro, assim fica fácil dizer que são os melhores? Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrs.

  10. Só depois que passei 18 anos fora do meu estado (RJ)foi que eu vi o quanto é bom ser carioca ,fluminense, Valenciano. Morei em uma cidade De médio porte, em MG, povo metido,antipático, mal educado, bruto,brucutú, intolerante, preguiçoso, ignorante, desleal, fingido, maldoso, se acha,descompromissado, mal pagador ,etc…

  11. Carioca é o pior tipo de brasileiro: folgado, pedinte e não tem ideia do que é o resto do Brasil. Essa pesquisa reflete mesmo a realidade: povo que acha que carrega o rei na barriga, atende mal sempre porque se acha bom demais pra qualquer trabalho mas na verdade é mal educado, desleixado, falam errado e não cuidam do que já tem. Oportunistas, trabalham o mínimo possível e só sabem tirar proveito dos outros.

  12. ” quente e inóspito” moro no rio faz dez anos, de simpatia não tem nada, povo q mais trata mal as pessoas, pior atendimento, não são todos, tem muita gente boa, mais gente ruim tem mais, simpatia passou longe desse povo, fui em Campinas uma vez e lá eu vi um povo realmente educado e q sabe ser simpático.

  13. Pesquisa feita por um recalcado. Agora outros recalcados vão atacar ou defender a pesquisa.
    O Brasil é grande demais para precisar de uma inutilidade destas.

  14. Infelizmente devido a este vírus diabólico ,a falta de respeito para com o próximo.
    A Única filosofia que o Carioca está praticando no momento é..”Não é comigo!Foda-se!”

  15. Vejo que em relação a pronúncia, devido ao que sabemos o Rio foi a única cidade a sediar uma cote europeia, e foi aqui no Paço Imperial, que originou-se a língua, com o tempo os “esses” da nossa pronúncia foi ficando bem mais acentuados,e se observarmos os telejornais de todas as regiões do país, a pronúncia dos locutores são as mesmas… mas quem não gosta de ouvir um bom sotaque? É isso que difere o nosso povo, a nossa cultura e o lugar de onde viemos! Viva o Brasil gente!

  16. Teve gente que disse que a matéria não é interessante. Mas viu, clicou, leu até o fim e ainda comentou. Kkkk
    Eu sou carioca, não me acho, apenas valorizo o meu povo e minha cultura. ?

  17. Essa pesquisa com ctz foi feita por um paulista kkk ou é alguém muito recalcado que tomou um pé na vida por um (a) carioca. Percebe-se pelos comentários subjetivos de quem produziu a matéria. Beijinho no ombro. E o Rio de Janeiro continua lindo, fazer o que? Hahahahah

  18. Cariocas são bonitos
    Cariocas são bacanas
    Cariocas são sacanas
    Cariocas são dourados
    Cariocas são modernos
    Cariocas são espertos
    Cariocas são diretos
    Cariocas não gostam de dias nublados
    Cariocas nascem bambas
    Cariocas nascem craques
    Cariocas tem sotaque
    Cariocas são alegres
    Cariocas são atentos
    Cariocas são tão sexys
    Cariocas são tão claros
    Cariocas não gostam de sinal fechado

    Compositores: Adriana Da Cunha Calcanhotto

  19. Bom dia!!
    Sou natural da Paraiba e moro aqui no Rio mais de 40 anos e discordo dessa pesquisa, carioca e muito sem noção se acha mesmo, tenho 2 filhas cariocas mas nunca deixei elas se acharem, humilde e tudo e nem todos cariocas sabem disse,idiotas somos todos iguais,não importa de onde somos,espero que eles penssem nisso, estamos passando por um período de uniao e sem isso nada sera possivel,obrigado a todos

    • Gente igual a você, só serve pra trabalhar aqui e ainda tem coragem de reclamar. Volta pra Paraíba então, mal agradecido, comedor de rapadura

      • Kkkkkkkkkk verdade!!!Eita povo grosso….Detona com as encostas de mata Atlântica,tem filho q nem rato,e ainda tem coragem de falar mal!!
        É justamente por causa do êxodo desse povo desde a década de 70,q o Rio se descaracterizou!!!
        Pouquíssimos são cariocas de verdade!!!A maioria é filho de comedor de rapadura!!!Kkkkkkk aqui, e em SP!!

  20. Rio de Janeiro e o VERDADEIRO Carioca (q vem de avô e avó e bisavó e bisavô tbm) são os melhores do Brasil, mais bonito somos melhor em tudo.
    Sabe pq somos tudo q tem de bom e melhor no planeta? Pq somos o Rio de Janeiro. ” Rio 40º cidade maravilha purgatório da beleza e do caus”.

  21. Que matéria inútil. Menos um informativo na minha feed… pqp… que matéria inútil, incrível. Só o custo já renderia mais em uma metrria com topico mais oportuno para o momento. Cliquei sem acreditar no título, esperando que tivesse algo de fato interessante no desenrolar do texto, mas é só lixo e propaganda.

    • É lindo o sotaque do carioca.
      Sou carioca da gema.
      Puxo no S sim…acho um charme.
      Da Paraíba que é feio demaisssssssss ne gente? ??

  22. Se a gente não se amar mesmo com todos os defeitos da nossa cidade, quem mais irá?
    O Rio precisa de mudanças mas que não seja o nosso otimismo e o nosso chinelinho de dedo, no mais, aquele abraço!
    Rio de Janeiro, nós te amamos,

  23. Além disso essa pesquisa se feita em qq buraco do Brasil,irá dar os MESMÍSSIMOS resultados!!!O paulista será o melhor,o bahiano será o melhor,o gaúcho será o melhor….kkkkkkkkk coisa mais infantil,benzadeus!!!

  24. Pesquisa mais idiota!!
    A maioria é filho de migrante,q mal perdeu o sotaque,e faz força pra falar arrastado,como se carioca legítimo falasse assim!!
    O sotaque do Amazonas e Pará é realmente muito parecido com o nosso!!
    O resto força uma barra desgraçada para se parecer,e fica com aquela voz pastosa ridícula!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui