Pesquisa mostra que quase 1/3 das indústrias do RJ tem dificuldade para atender clientes

Dados da Firjan revelam que os empresários das industriais fluminenses preveem a normalização das atividades somente a partir do 3º trimestre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Um levantamento divulgado Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), nesta sexta-feira (9) revelou que, após um ano de pandemia, 6 em cada 10 indústrias fluminenses ainda passam por uma série de dificuldades para aquisição de insumos e matérias-primas. A pesquisa também mostrou que os empresários se dizem pessimista com a normalização da oferta.

Segundo a Firjan, a dificuldade para aquisição de matéria-prima e insumo relatada pela indústria fluminense se refere tanto a produtos nacionais quanto importado, mesmo que pagando mais caro por eles.

A sondagem foi feita por meio da terceira Sondagem Especial de Fornecimento de Insumos e Matérias-primas realizada pela Firjan durante a pandemia. A primeira foi realizada em outubro, a segunda, em novembro e a terceira, em fevereiro.

Em relação a outubro de 2020, as dificuldades se apresentam menos intensas, no entanto, os industriais registram perspectivas pessimistas e acreditam que a situação ainda demorará a se regularizar”, destacou a entidade.

Advertisement

Segundo o levantamento, mais da metade dos empresários industrias do Rio de Janeiro acreditam que a oferta de insumos só vai começar a se normalizar a partir do terceiro trimestre deste ano. Outro 1/3 do empresariado considera que a normalização só começa a acontecer em 2022.

Nas medições anteriores, a maior parte da indústria acreditava que a oferta de insumos iria se regularizar até o segundo trimestre de 2021”, enfatizou a Firjan.

1/3 das indústrias do RJ relata dificuldade para atender clientes

A mesma sondagem da Firjan mostrou que quase um terço (33,1%) das indústrias fluminense relatou ter tido, em fevereiro, dificuldade para atender à demanda de cliente. Para 8,7% das empresas, ocorreram entraves para atender à grande parte dos clientes.

Dentre as indústrias que tiveram problemas para atender à demanda, 61,1% disseram que o problema aumentou em relação a outubro, quando foi realizada a primeira sondagem pela Firjan. Para 17,9% delas, a dificuldade aumentou muito. Somente 9,5% percebeu melhora na situação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa mostra que quase 1/3 das indústrias do RJ tem dificuldade para atender clientes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui