Pesquisa Prefab divulgada nesta segunda-feira, 15/8, mostra o candidato a reeleição, Cláudio Castro (PL), isolado em 1º lugar, com 22,8%, se descolando, assim, totalmente de Marcelo Freixo (PSol) que teve 9,6% das intenções de voto. Para efeito de comparação, na sondagem de junho, que ainda tinha o ex-governador Anthony Garotinho (UB) na disputa, Castro liderava com 15,1%, seguido de Freixo com 11%. A pesquisa ouviu 2.000 pessoas do dia 6 de agosto a 10 de agosto, tem margem de erro de 2,19%, intervalo de confiança de 95%, checagem de 80% da amostra e é registrada no TSE sob o número RJ-00766/2022.
Pelo gráfico acima, se vê o crescimento acentuado de Castro, especialmente com a saída de Garotinho da corrida, e uma contínua queda de Freixo. Já Rodrigo Neves (PDT), ao contrário, volta a subir e pode pôr em risco, inclusive, a ida do socialista para o segundo turno. Isso se não houver uma vitória de Castro ainda no 1º turno, para o professor Henrique Serra, diretor do Instituto Prefab, “Enquanto Claudio Castro segue crescendo, Marcelo Freixo estaciona na faixa dos 10%. A sondagem a governador do Rio mostra que o crescimento de Castro está associado não só ao crescimento de Bolsonaro como também mostra que o eleitorado de Garotinho migrou majoritariamente para o atual governador“.
Veja os números do modelo estimulado para governador:
- Cláudio Castro – 22,8%
- Marcelo Freixo – 9,6%
- Rodrigo Neves – 4,7%
- Cyro Garcia – 1,6%
- Wilson Witzel – 1,2%
- Eduardo Serra – 1%
- Paulo Ganime – 0,6%
- Branco ou Nulo – 21%
- Não sabe/Indeciso – 37,5 %
É difícil imaginar que hoje este eleitor indeciso caminhe para Freixo, um candidato mais conhecido e que só não é mais rejeitado que Wilson Witzel (PMB), ex-governador e que sofreu impeachment. Enquanto Castro, apesar de governar o Rio de Janeiro tem uma taxa de rejeição baixíssima, o mesmo com Neves com apenas 1,7%.
Veja a rejeição dos candidatos:
- Cláudio Castro – 5,3%
- Marcelo Freixo – 17,6%
- Rodrigo Neves – 1,7%
- Cyro Garcia – 3,2%
- Wilson Witzel – 22,6%
- Eduardo Serra – 0,9%
- Paulo Ganime – 0,8%
- Não rejeito nenhum – 15,4%
- Não sabe/Indeciso – 32,5%
A eleição começa de fato nesta terça-feira, 16/8, e é uma corrida de apenas 45 dias. A situação se mostra muito confortável para Cláudio Castro, que apesar de ter tido dez dias de cão com o escândalo da Ceperj mostrou crescimento em seus números e mantém uma rejeição baixa. Enquanto Freixo continua em uma queda contínua e pode até ser abandonado pelo próprio PT.
Eu, Serra, Mário Marques e Jackson Vasconcelos falamos deste e outros temas da pesquisa em uma live.
Leia o texto deste sujeito aqui abaixo e você irá ver o nível desta ralé esquerdista/comunista. Gentalha de último nível: este é o nível deles!.
O nível desta VALÉRIA deve ser de cana 51! Deve ser petista q mama nas tetas do estado, SEM CONCURSO!
Votar no Freixo é votar na bandidagem! VIVA CLÁUDIO CASTRO. Sou professor e sei o q passamos com os governos de Bendita, Cabral e Garotinho!!! PT, NUNCA MAIS!
O editor desse site que é um lixo porque vive de ADsense chama 21% para 17% de isolado é um grande jumento. 4% é variação e magem de erro. Então Lula co 45% e bolsonaro com 34% está isoladissimo? Seu desonesto moral e intelectual. Jornal financiado pela mamadeira de pirokka bolsonarista. Isso é Jornalixo de QUINTA em troca de trocados. Os fascistas voltaram para latrina da historia
Sou Funcionário Público do Estado (SEEDUC-RJ) e passamos, com a tal de Benedita e Sérgio Cabral, péssimos anos: salário atrasado, pagamento no 10º dia útil, 13º atrasado, parcelado etc. Nossa vida era um inferno: ficávamos pagando juros para os bancos, pois não tínhamos dia certo para receber o pagamento, logo, tínhamos que recorrer ao Cheque Especial etc. Todos os Funcionários Públicos do Estado sabem do que estou falando, da realidade/verdade.
Eu achava que o Cláudio Castro seria a continuação de Sérgio Cabral, mas NÁO, não foi e nem está sendo: colocou pessoas competentes, da área, pra gerir as finanças/Economia do nosso Estado – tirou o Rio de Janeiro do fundo poço e tem feito, na minha opinião: um ótimo governo para o nosso Rio de Janeiro. Não tenho partido, vivo na realidade!.
Esquerda/comunismo NUNCA MAIS: estes maldivos acabam com tudo que botam as mãos: vide Venezuela, Argentina e, agora, o Chile – é só pobreza e miséria, tristeza e sofrimento para o Povo!.
Vamos votar:
Cláudio Castro Governador!!!.
Bolsonaro Presidente!!!.
Seu sem vergonha. 27 mil funcionarios fantasmas e uma mochila cheia de dinheiro e eleito pela milicia. Até na alemanha nazist tinha professores. Um professor como você não deveria nem ter passado em concurso. Aliás o Concurseiro é contra o extado minimo e defente o fascista miliciano e ladrão do Bolsonaro! Esperar o quê. Que milhares de jovens não tenha tido aula com um encolhedor de cerebro como você enquanto assiste o desmote da educação. Decrépto
O povo carioca mais uma vez escolhendo mal
O voto envergonhado do Diário do Rio vai ganhando forma.