Pesquisa Real Time Big Data aponta crescimento de Cláudio Castro nas intenções de votos

Castro aparece com 32% das intenções, enquanto seu rival Freixo tem 22%; o levantamento ainda projeta que no segundo turno, Cláudio estaria com 43% dos votos contra os candidatos Rodrigo Neves e Marcelo Freixo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cláudio Castro - Foto: Governo do RJ/Divulgação

A Real Time Big Data divulgou nesta terça-feira, (23/08), que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), aparece à frente nas intenções de voto para as eleições de outubro. Castro ampliou a distância sobre o candidato do PSB, Marcelo Freixo, em relação à pesquisa anterior. Agora, o governador tem dez pontos percentuais de vantagem.

No cenário estimulado, em que o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados, Castro tem 32% das intenções de voto, enquanto Freixo tem 22%. Há um mês, Castro tinha uma vantagem de seis pontos percentuais. O governador aparecia com 30%, e Freixo, com 24%, o que configurava um empate técnico no limite da margem de erro.

Veja os números da pesquisa publicada nesta terça:

Cláudio Castro (PL): 32%

Advertisement

Marcelo Freixo (PSB): 22%

Rodrigo Neves (PDT): 8%

Wilson Witzel (PMB) e Paulo Ganime (Novo): 3%

Cyro Garcia (PSTU): 2%

Eduardo Serra (PCB), Luiz Eugênio (PCO) e Juliete (UP): 0%

Branco/nulo: 13%

Não sabe/não respondeu: 16%

No levantamento espontâneo, sem a apresentação de uma relação de candidatos, Castro e Freixo estão tecnicamente empatados, mas o atual governador lidera. Veja:

Cláudio Castro (PL): 16%

Marcelo Freixo (PSB): 11%

Rodrigo Neves (PDT): 2%

Anthony Garotinho (União Brasil): 2%

Outros: 1%

Branco/nulo: 17%

Não sabe/não respondeu: 51%

Cenários do segundo turno

A Real Time Big Data projetou três cenários de segundo turno. No primeiro, entre Castro e Freixo, o atual governador tem 43%, e o candidato do PSB, 32%. Votariam branco ou nulo 18% dos entrevistados, enquanto 7% não sabem ou não responderam.

Na segunda projeção, entre Castro e Neves, o governador aparece com 45% das intenções de voto ante 28% do político do PDT. Brancos ou nulos são 20%, e 7% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

No único cenário apresentado sem Castro, quem aparece em primeiro é Freixo. Ele tem 34% dos votos, e Neves, 32%. Brancos ou nulos são 23%, e 11% das pessoas ouvidas não sabem ou não responderam.

Pesquisa

A pesquisa da Real Time Big Data foi feita para a Record TV. Foram ouvidos 2.000 eleitores de todo o Rio de Janeiro entre o sábado, (20/08) e a segunda-feira, (22/08). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número RJ-06275/2022.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa Real Time Big Data aponta crescimento de Cláudio Castro nas intenções de votos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui