Pesquisa registra alto índice de expectativa dos empresários em relação à Economia

Análise feita pelo Instituto Rio21, a partir de dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) do mês de abril, mostra otimismo da classe empresarial com a retomada dos negócios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

O Instituto Rio21 analisou dados da pesquisa Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) do mês de abril, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a instituição, “a amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas situadas em todas as capitais do País”.

O gráfico a seguir mostra o comportamento do Índice de Confiança do Empresário do Comércio, cujo cálculo é dado a partir da mensuração de outros índices relacionados às condições atuais e expectativas do empresário no comércio, além das intenções de investimentos:

WhatsApp Image 2022 05 02 at 15.21.05 Pesquisa registra alto índice de expectativa dos empresários em relação à Economia

Entre junho e setembro do ano passado esse índice apresentou crescimento bastante significativo. A partir daí, os valores vêm se mantendo relativamente estáveis, apresentando 118 pontos em abril deste ano. Com relação ao mesmo mês em 2021, abril de 2022 apresentou um crescimento superior a 23%.

No que diz respeito às condições atuais da economia, os registros são os seguintes:

Advertisement
WhatsApp Image 2022 05 02 at 15.21.05 1 Pesquisa registra alto índice de expectativa dos empresários em relação à Economia

Seguindo a tendência do índice anterior, há uma queda de pontos entre abril e maio, mas a partir de junho há um crescimento acelerado que para em setembro. No caso desse índice, no entanto, os valores a partir de setembro apresentam maior grau e instabilidade, com uma queda de mais de 10 pontos entre setembro e dezembro. Em 2022, ainda assim, os valores são razoavelmente semelhantes. Mais uma vez, vale notar, abril de 2022 tem vantagem em relação ao mesmo mês em 2021, dessa vez com uma diferença de quase 60%.

Por fim, vejamos como se comportou o índice que verifica as expectativas dos empresários com relação à economia:

image 2 Pesquisa registra alto índice de expectativa dos empresários em relação à Economia

Comportamento do Índice de Expectativas: Economia entre abril de 2021 e abril de 2022. Fonte: CNC. Elaboração: Instituto Rio21.

O primeiro fato a ser observado é que os números são bem maiores do que aqueles apresentados no gráfico de condição atual da economia – isto é, as expectativas são sempre bem mais altas do que a percepção sobre o presente. De todo modo, o padrão é relativamente parecido: há uma queda de abril para maio em 2021, com subsequente crescimento até setembro. Depois disso, os valores entram em processo de queda. Entre setembro e abril, no entanto, registrou-se uma queda de pouco mais de 8 pontos.

A análise mostra, de forma geral, que as percepções atuais e expectativas dos empresários em relação ao comércio melhorou bastante desde junho de 2021, em especial no período entre junho e setembro do ano passado.

O Instituto Rio21, em parceria com o Diário do Rio, está realizando uma pesquisa com o objetivo de conhecer os hábitos de consumo dos cariocas.

A pesquisa é anônima e a sua opinião é muito importante. O questionário tem duração de no máximo 3 minutos. Para acessá-lo e participar da pesquisa, clique aqui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa registra alto índice de expectativa dos empresários em relação à Economia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui