Pesquisa registra que 42% dos brasileiros já têm conta em bancos digitais

O estudo detectou uma aproximação quantitativa entre o número de usuários de bancos digitais e tradicionais: 42% e 49%, respectivamente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução: Internet

A pandemia provocada pelo novo coronavírus produziu profundas mudanças na sociedade. A aceleração do processo de digitalização do cotidiano, especialmente o aumento do consumo online, foi uma delas. O e-commerce brasileiro conquistou 13 milhões de novos consumidores no ano passado, 29% a mais do que o observado em 2019.

Na vida financeira registrou-se um fenômeno semelhante, segundo um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva em parceria com a TecBan, dona do Banco24horas. O estudo detectou uma aproximação quantitativa entre o número de usuários de bancos digitais e bancos tradicionais: 42% e 49%, respectivamente. O levantamento é inédito, não existindo, portanto, parâmetros para comparação em momentos anteriores.

A pesquisa revelou que, das pessoas que possuem contas em bancos digitais, 31% também têm conta em um banco tradicional; sendo que só 11% possuem contas apenas em bancos digitais. Jovens de 18 a 29 anos, representam 51% dos usuários de ambos os serviços; 19% desse público tem somente contas digitais.

O crescimento da abertura de bancos digitais, bem como a expansão da sua carteira de clientes evidencia que a população procura uma maior diversificação dos serviços financeiros, sem abrir mão das comodidades e confiabilidade dos grandes bancos.

Advertisement

A pesquisa do Instituto Locomotiva mostrou ainda quais são os serviços mais acionados pelos entrevistados: o recebimento e o saque de dinheiro são os mais comuns entre os brasileiros que possuem conta em banco, com 65% de predominância.  De acordo com a pesquisa, a operação de saque é especialmente relevante entre os brasileiros das classes D e E.  Ao todo, 27% das pessoas bancarizadas nessa faixa de renda têm no saque a operação mais utilizada.

O levantamento registrou ainda que 20% dos brasileiros, aproximadamente 32 milhões de pessoas, utilizaram algum aplicativo para trabalhar ou obter renda, e 37% dos entrevistados sacam tudo o que ganham nos aplicativos.

A pesquisa do Instituto Locomotiva e do TecBan foi feita com 1.600 entrevistados, com 18 anos ou mais, em todo o Brasil, entre 13 e 21 de maio, e foi divulgada nesta quarta-feira (11/08).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa registra que 42% dos brasileiros já têm conta em bancos digitais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui