Pesquisa vai mapear os setores culturais de Niterói

Mapeamento do Potencial Econômico de Setores Culturais, ligado à UFF, pretende mapear os setores culturais de Niterói

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma pesquisa do grupo ECOA Niterói – Mapeamento do Potencial Econômico de Setores Culturais, ligado à Universidade Federal Fluminense, pretende mapear os setores culturais da cidade. O estudo vai abordar as relações entre economia, cultura e trabalho, buscando como público os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, sejam artistas, gestores(as), produtores(as) ou técnicos(as).

A pesquisa é fruto de uma parceria entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, dentro do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA). O objetivo é contribuir com políticas públicas que ajudem a minimizar os problemas percebidos pelos(as) trabalhadores(as) do setor na cidade.

Para o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, o mapeamento é fundamental para um reconhecimento mais aprofundado do setor cultural da cidade.

Niterói pulsa cultura em todo o território. É fundamental que a gente conheça, reconheça e entenda esse público, para que possamos sempre desenvolver políticas públicas mais assertivas de acordo com a necessidade de quem trabalha com cultura na cidade. Nesse sentido, o mapeamento que o ECOA e a UFF estão fazendo é de extrema importância”, destacou.

Advertisement

Segundo Marina Bay Frydberg, coordenadora da pesquisa ECOA Niterói e professora do Departamento de Arte da UFF, a principal importância do estudo é olhar para a cultura não só a partir da relação com a economia, mas também a partir do trabalho. “A gente não está pensando só na cadeia produtiva da cultura, mas também no trabalhador da cultura. Ou seja, pensando a produção cultural a partir das vivências e das condições de trabalho dos trabalhadores do setor, do que é preciso o artista fazer para produzir cultura em Niterói. A partir disso, o poder público poderá pensar modos de dar mais estrutura para que os trabalhadores possam realizar sua arte de maneira mais adequada, com segurança e financiamento.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa vai mapear os setores culturais de Niterói
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Pesquisa vai mapear os setores culturais de Niterói
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui