Pesquisadores da Uerj apuram se há Coronavírus no esgoto da Favela Santa Marta, em Botafogo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Grupo de pesquisa da Uerj na Favela Santa Marta - Foto: Divulgação

Em iniciativa apoiada por moradores locais, pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) estiveram na manhã desta segunda-feira (27/07) na Favela Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para apurar se existe Coronavírus na rede esgoto da comunidade.

Pesquisador da Uerj, Heitor Evangelista criou um equipamento que coleta micropartículas proliferadas através dos esgotos. De acordo com ele, nesses tipos de regiões a possibilidade de contaminação é maior.

”Porque nestas comunidades, e o Santa Marta é um exemplo bem claro disso, tem bastante esgoto a céu aberto. Quando o esgoto entra numa declividade [ladeira abaixo], aquela turbulência da descida acaba gerando um spray, que são gotículas desse esgoto que se espalham pelas vielas onde as pessoas transitam”, disse Heitor.

whatsapp image 2020 07 27 at 8.47.46 am Pesquisadores da Uerj apuram se há Coronavírus no esgoto da Favela Santa Marta, em Botafogo
Esgoto a céu aberto na Favela Santa Marta – Foto: Divulgação/Uerj

Os pesquisadores foram ao local, munidos de equipamentos que verificam a qualidade do ar, avaliar qual é o impacto exato do contato que estas gotículas têm com a comunidade.

Advertisement

”Porque você tem muita gente que passa do lado de aérea com esgoto a céu aberto, que produz uma nuvem de pequenas partículas. Que se ela estiver com vírus associados a ela, uma pessoa poderia incorporar esse vírus e se contaminar”, complementou Heitor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisadores da Uerj apuram se há Coronavírus no esgoto da Favela Santa Marta, em Botafogo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui