Pessoas com deficiência terão prioridade em serviços essenciais no RJ

Empresas de água, luz, gás, telefonia e internet precisarão seguir a Lei 9.347/21, do deputado Sérgio Fernandes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de SHVETS production no Pexels

A partir de agora, concessionárias de serviços públicos essenciais estão obrigadas a priorizar o atendimento às pessoas com deficiência no Estado do Rio. É o que determina a Lei 9.347/21, de autoria do deputado Sérgio Fernandes (PDT), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (28/06).

A medida abrange a instalação e restabelecimento dos serviços de energia elétrica, água, gás, telefonia e internet. A lei garante que familiares de pessoas com deficiência poderão usufruir da prioridade ao comprovar que moram com o beneficiário.

O criterioso cumprimento da lei vai garantir que esses cidadãos tenham serviços públicos com qualidade, igualdade, prioridade e inclusão. Pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual, passam por inúmeras dificuldades, e esperamos que a lei ajude a combater essas diferenças e que todos sejam mais respeitados”, comemorou o autor, deputado Sérgio Fernandes.

As concessionárias poderão criar um cadastro com dados das pessoas com deficiência e de quem mora com ela, para fins de controle e celeridade no atendimento. Em caso de corte, as empresas deverão realizar notificação pessoal prévia sobre a interrupção, com prazo não inferior a 24 horas. 

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pessoas com deficiência terão prioridade em serviços essenciais no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui