Pessoas com deficiência visual poderão solicitar boletos em Braille no Rio

A Câmara do Rio aprovou a obrigatoriedade de boletos de serviços públicos em Braille para pessoas com deficiência visual. Empresas terão 90 dias para se adequar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem gerada por Inteligência Artificial

As pessoas com deficiência visual que moram no Rio de Janeiro terão o direito de receber seus boletos de pagamento de serviços públicos no sistema Braille. A medida foi garantida com a derrubada do veto ao Projeto de Lei 3432-A/2024, durante sessão ordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira (20). Agora, a matéria segue para promulgação pela presidência da Casa.

A nova legislação valerá para boletos de telefone, energia elétrica, gás e água. Para garantir o direito, os beneficiários deverão solicitar o serviço e realizar um cadastro junto às empresas prestadoras.

“A acessibilidade às informações sobre os gastos mensais, sem a necessidade de auxílio de terceiros, é essencial para a inclusão dessa parcela da população no mercado de consumo e no exercício pleno de seus direitos”, destacou a vereadora Rosa Fernandes (PSD), uma das autoras do projeto, ao lado do vereador Marcio Ribeiro (PSD) e do ex-vereador Alexandre Beça.

A lei prevê multa de 30% sobre o valor da última fatura para as empresas que descumprirem a norma. Esse montante será revertido como desconto na conta do usuário prejudicado. As concessionárias terão 90 dias para se adequarem às exigências, e a prefeitura ficará responsável por regulamentar a lei.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pessoas com deficiência visual poderão solicitar boletos em Braille no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui