Petrobras está cada vez mais perto de acabar com ‘home office’

Seguindo uma tendência internacional da volta ao trabalho presencial, Petrobras se prepara para decretar o fim do home office

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista do prédio da Petrobrás, no centro do Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

O trabalho no formato home office está cada vez mais em desuso pelas grandes empresas. Mais de dois anos após o fim da pandemia da Covid-19, a volta integral ao trabalho presencial já é uma realidade. A próxima super companhia a retornar com o trabalho “in loco” dos funcionários será a Petrobras.

Atualmente, as atividades presenciais dos funcionários da multinacional brasileira são obrigatórias apenas dois dias por semana, cenário este que parece estar com os dias contados. A própria Petrobras tenta, desde 2021, tenta voltar com seus colaboradores para os escritórios, mas não avançou na questão, pelo temor ainda recente (naquela época) da pandemia. Contudo, a posição da companhia agora parece irredutível. A tendência mundial é tão forte que até o Zoom – a gigante das teleconferências – já mandou que seus empregados retornem ao regime presencial.

Segundo informou o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, já existe um movimento dentro da empresa, encabeçado pela presidente Magda Chambriard, para reverter o quadro do trabalho remoto, que supostamente é feito de casa. O objetivo é, aos poucos, determinar a volta completa aos escritórios da empresa.

No Centro do Rio, onde fica localizada a sede da Petrobras, o formato híbrido tem impactado nas atividades comerciais da região. Muitas pessoas circulavam e utilizavam os serviços naquela área, como os restaurantes na hora do almoço. A falta de clientes obrigou muitos comerciantes a reduzirem suas operações, ou até mesmo fecharem seus negócios.  

O panorama, contudo, está, aos poucos, sendo revertido. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por exemplo, voltou com o modelo presencial em março deste ano.

A retomada do trabalho presencial pela Petrobras, TJRJ, entre outras empresas e órgãos, segue uma tendência internacional de grandes empresas que estão abolindo o home office. Nos últimos anos, grandes conglomerados mundiais como  Google, Salesforce e Amazon.

O tempo tem mostrado que o trabalho remoto tem perdido força no mercado. Cada vez mais empresas estão retomando o modelo presencial em seus escritórios, ainda que, segundo especialistas, a flexibilização no modelo de trabalho seja uma tendência irreversível, que está passando por um momento de adaptação.

Em 2023 s 2024 muitas instituições já anunciaram a volta ao presencial, inclusive as empresas de tecnologia e internet – estas têm exigido de dois a três dias presencialmente – que se haviam adaptado rapidamente à lógica do coronavírus, quando isso ainda era relevante. Especialistas, no entanto, mostram que esse retorno tem gerado a esperada resistência em muitos trabalhadores.  “Ninguém quer controle, ninguém quer abrir mão do que considera um benefício. Mas quem paga o salário quer produtividade e entrega pessoal. É óbvio que ninguém quer devolver prêmio de loteria”, explica – pedindo anonimato – a diretora de RH de uma grande empresa do setor de Óleo e Gás no Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Petrobras está cada vez mais perto de acabar com ‘home office’
lapa dos mercadores 2024 Petrobras está cada vez mais perto de acabar com ‘home office’

9 COMENTÁRIOS

  1. Matéria paga, de interesse de comerciantes do centro do Rio. A produtividade da Petrobras está em alta, batendo e superando todas as metas de produção, com os funcionários mais realizados, menos estressados pelo deslocamento desnecessário e mais felizes pelo maior convívio familiar e com pessoas que apreciam. Os prédios comerciais deveriam ser convertidos em residenciais. O Teletrabalho é um caminho sem volta que as gerações presentes e futuras não abrirão mão e que se aperfeiçorá. É como dinheiro digital, alguém acha que o digital voltará atrás para dar emprego às empresas de transporte de carro forte? O dinheiro de papel que fatalmente acabará, questão de tempo, com o enriquecimento e educação da sociedade.

  2. Não sei de onde tiram esses dados mentirosos. A minha empresa, por exemplo, vai aumentar o home office, assim como empresas de vários amigos. Diário do Rio, o Centro do Rio não vai encher como antes. Esqueçam. Rsrs

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui