Tiveram início, nesta terça-feira (2), as atividades firmadas no contrato do Sistema Integrado de Processamento (SIP) celebrado com a Petrogal Brasil, segundo a Petrobras. Está previsto no contrato, o acesso da Petrogal às duas unidades de processamento de gás da petrolífera, localizadas em Cabiúnas, Rio de Janeiro; e, em Caraguatatuba, São Paulo. A unidade de Itaboraí, no interior do Rio, também será acionada pelo Sistema, assim que a sua construção estiver concluída. As informações são do jornal O DIA.
O contrato de compartilhamento da infraestrutura dos gasodutos offshore do pré-sal da Petrobras com a Petrogal, Repsol Sinopec e Shell, foi assinado há dois anos. Na época, também foi criado o Sistema Integrado de Escoamento de gás natural (SIE) com finalidade de interligar e operacionalizar as capacidades de escoamento nas rotas 1, 2 e 3. A rota 3, de propriedade da Petrobras, está com a construção atrasada.
A operacionalização do SIP permitirá que as empresas produtoras de gás, no Brasil, comercializem os seus volumes do combustível diretamente com os seus consumidores. A medida integra um conjunto de ações destinadas à diversificação dos agentes para que haja competição no segmento e redução da participação da Petrobras na cadeia de produção de gás natural, de acordo com os compromissos assumidos junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em 2019.