Petrobras: Petrogral passa a ter acesso às unidades produtoras de gás natural no RJ e em SP

A operacionalização do SIP permitirá que as empresas produtoras de gás comercializem o seu combustível diretamente com os seus clientes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

Tiveram início, nesta terça-feira (2), as atividades firmadas no contrato do Sistema Integrado de Processamento (SIP) celebrado com a Petrogal Brasil, segundo a Petrobras. Está previsto no contrato, o acesso da Petrogal às duas unidades de processamento de gás da petrolífera, localizadas em Cabiúnas, Rio de Janeiro; e, em Caraguatatuba, São Paulo. A unidade de Itaboraí, no interior do Rio, também será acionada pelo Sistema, assim que a sua construção estiver concluída. As informações são do jornal O DIA.

O contrato de compartilhamento da infraestrutura dos gasodutos offshore do pré-sal da Petrobras com a Petrogal, Repsol Sinopec e Shell, foi assinado há dois anos. Na época, também foi criado o Sistema Integrado de Escoamento de gás natural (SIE) com finalidade de interligar e operacionalizar as capacidades de escoamento nas rotas 1, 2 e 3. A rota 3, de propriedade da Petrobras, está com a construção atrasada.

A operacionalização do SIP permitirá que as empresas produtoras de gás, no Brasil, comercializem os seus volumes do combustível diretamente com os seus consumidores. A medida integra um conjunto de ações destinadas à diversificação dos agentes para que haja competição no segmento e redução da participação da Petrobras na cadeia de produção de gás natural, de acordo com os compromissos assumidos junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em 2019.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Petrobras: Petrogral passa a ter acesso às unidades produtoras de gás natural no RJ e em SP
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui